34% dos brasileiros vai ao cinema pelo menos uma vez por mês; antes da pandemia, percentual era de 80%

Neste momento chave de retomada do cinema, o Instituto de Pesquisa Boca a Boca desenvolveu uma pesquisa que teve como objetivo entender qual era o ânimo do público para voltar às salas e o que poderia motivá-lo para voltar mais rapidamente ao cinema. O questionário foi aplicado entre os dias 8 e 9 de março de 2022, de forma online. Foram ouvidas ao todo 216 pessoas, entre 14 e 66 anos. 

Entre as principais constatações do estudo está o fato de que somente 34% dos entrevistados vai atualmente ao cinema pelo menos uma vez por mês – enquanto antes da pandemia, o percentual era de 80%. Já 42% dos entrevistados voltaria ao cinema se tivesse elementos promocionais, tais como valores de ingresso, bomboniere, brindes e pré-estreias com o elenco, por exemplo. 

Sobre os filmes em alta, 20% dos participantes escolhem assistir filmes de super-heróis na sua próxima ida ao cinema, enquanto 12% dos participantes escolhem filmes nacionais. 

Entre os entrevistados pela pesquisa, 61% já voltou a frequentar o cinema, 24% ainda não e 15% respondeu "mais ou menos". Para voltarem de vez, 24% espera desconto no ingresso, 23% espera mais segurança em relação à pandemia e 19% aguarda uma melhor programação de filmes. Não há diferenças significativas entre homens e mulheres em relação ao que falta para voltar a frequentar o cinema como antes. 

Uma vez normalizada a situação atual, o público afirma que o momento ideal de voltar ao cinema seria na semana de estreia (40%), no fim de semana da estreia (25%) e no dia da estreia (23%). Doze por cento não soube responder. 

Apesar de ainda não ter voltado a frequentar os cinemas com consistência, 82% das pessoas tem ouvido falar sobre os lançamentos de filmes, enquanto 18% afirma não ter visto nem lido nada a respeito das estreias. A maioria que está ciente das novidades ficou sabendo por meio de propaganda (36%), trailer (26%) ou dicas de amigos e familiares (17%).

Os filmes que o público mais deseja assistir são "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" (8%), "Thor: Love and Thunder" (7%) e "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"(7%). Já entre os títulos nacionais, os mais aguardados são "Quatro Amigas Numa Fria" (8%), "Vale Night" (8%) e "A Espera de Liz" (7%) – o primeiro estreia em maio e os outros dois foram lançados em março. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui