Bruno Wainer lança streaming focada na saúde do corpo, da mente e do meio ambiente

Bruno Wainer, CEO e fundador da distribuidora Downtown, lança a plataforma de streaming Aquarius. Crédito foto: Pedro Curi/Divulgação.

O distribuidor Bruno Wainer, fundador da Downtown Filmes, lança neste mês de junho uma plataforma de streaming focada na saúde do corpo, da mente e do meio ambiente: a Aquarius. A plataforma será lançada no dia 14 de junho, com um acervo inicial de cerca de 100 conteúdos, ao preço de R$ 39,90, com valores promocionais com fidelização trimestral ou anual.

À frente da operação está seu filho, Gabriel Wainer, CEO da Aquarius, que vem trabalhando com o pai há seis anos na Downtown Filmes desenvolvendo novos negócios, como o estúdio de propriedades intelectuais focado em quadrinhos e audiovisual Guará Entretenimento.

À frente da nova empresa de Bruno Wainer está seu filho, Gabriel Wainer, CEO da Aquarius, que vem trabalhando com o pai há seis anos na Downtown Filmes desenvolvendo novos negócios, como o estúdio de propriedades intelectuais focado em quadrinhos e audiovisual Guará Entretenimento. Crédito foto: Pedro Curi/Divulgação.

Segundo Bruno Wainer, o novo serviço surgiu a partir da vontade de retribuir pela superação da angústia causada pela pandemia de covid-19. Através da meditação, terapia, psicanálise, livros e documentários, ele conseguiu não apenas superar, como passou a viver de outra maneira. "Não é fácil, para quem está começando, meditar 20 minutos por dia. É um processo que envolve estudo e nem todos têm tempo e disposição para ler. O audiovisual estimula a persistir no caminho da meditação", disse Wainer em entrevista a TELA VIVA. "É uma maneira de colocar em prática o aprendizado dos últimos anos. Uma plataforma de streaming reunindo o melhor conteúdo audiovisual sobre questões contemporâneas importantes, como meio-ambiente, ciência e espiritualidade. Minha pequena contribuição na busca de um mundo mais fraterno, ecologicamente sustentável, inclusivo, acolhedor, pacífico e, sobretudo, mais feliz", explica.

A Aquarius é dedicada a filmes sobre o bem-estar e a saúde do corpo, da mente, das sociedades e do meio ambiente. Para formar o acervo inicial, Wainer contratou um agente em Los Angeles para "vasculhar o mercado". "Encontramos muito conteúdo de qualidade e vimos que os direitos estavam disponíveis para o mercado brasileiro", conta.

Com a curadoria do jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe Reis, a plataforma ganhou um catálogo inicial de 170 títulos, dos quais 100 estarão disponíveis aos assinantes já no lançamento, aos quais se juntarão cinco estreia mensais. Os temas são divididos em seis categorias: Espiritualidade, Saúde & Bem-Estar, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Artes e Saber & Sociedade. "A nossa premissa é que o conteúdo tenha qualidade cinematográfica. Além dos 170 já contratados, temos mais de 500 na fila para contratação", adianta Wainer.

A nova iniciativa já entra no mercado com um lançamento exclusivo no catálogo. Disponível aos assinantes a partir do dia 29 de junho, o documentário autobiográfico "Eu" – a estreia de Ludmila Dayer na direção de longas-metragens – retrata o processo de autoconhecimento e recuperação da atriz, diagnosticada recentemente com a síndrome do pânico e o vírus Epstein-Barr. Os créditos do projeto trazem ainda a cantora Anitta, como produtora associada, e Fernanda Souza que, além de assinar a produção executiva, participa no filme como atriz convidada. "Eu não esperava ter conteúdo original logo no início. É um tipo de conteúdo que estará melhor abrigado na Aquarius", conta Bruno Wainer, que diz que já negocia outros originais de filmes e séries nacionais.

Catálogo

No catálogo, filmes sobre meditação e espiritualidade que envolvem personalidades como Matthieu Ricard, Amma, Deepak Chopra, Vanja Palmers, Sharon Salzberg, Jack Kornfield, Andrew Weil, Jon Kabat Zinn, Dokushô Villalba, Krishna Das e Thich Nhat Hanh, distribuídos em diferentes títulos, como "Amma's way" (2022), "Mantra – sounds into silence" (2017), "Agniyogana" (2019), "Breath of the Gods" (2012), "Awake – The life of Yogananda" (2014) e "The mindfulness movement" (2020). A premiada produção nacional "Samadhi Road", dos irmãos Ahimsa (Júlio e Daniel Hey), também estará na plataforma. O documentário mostra a jornada espiritual da dupla pelo mundo, potencializada por entrevistas com personalidades como Gilberto Gil, Sonny Rollins e Amit Goswami.

A questão climática e o ativismo socioambiental são contemplados por produções de peso, como o aclamado "O sal da terra" (2014), de Wim Wenders, sobre o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado; "Greta Thunberg – Rebel with a cause" (2020); "Seed: The untold story" (2016) e "The seeds of Vandana Shiva", ambos sobre a ativista ambiental Vandana Shiva; e "Legacy – Notre héritage" (2020), o mais novo documentário do respeitado fotógrafo e cineasta francês Yann Arthus-Bertrand, criador dos premiados "Home", "Human" e "Women". "Legacy", como o nome sugere, aborda o legado humano no planeta, a partir do que Arthus-Bertrand observou ao longo de décadas fotografando as transformações ambientais e climáticas ocorridas na Terra. Outro consagrado diretor, Werner Herzog também está presente no catálogo da AQUARIUS com títulos como "Wheel of time" (2003) e sua obra mais recente, "The fire within" (2022). 

Já no campo dos psicodélicos e do renascimento das pesquisas sobre eles na psicoterapia hoje, há filmes como "Descending the mountain" (2021), "Psychedelia" (2021), "Cannabis through the ages (2020) e "The mushroom speaks" (2021), "The medicine" (2019) e "Dying to know" (2014), sobre a relação de amizade entre Timothy Leary e Ram Dass.

Além deles, clássicos da psicologia e da mitologia como "Joseph Campbell and the power of myth" (1988) compõem a seleção, junto com documentários de arte como "John Lennon – The dreamer" (2020), "Andrei Tarkovsky – A cinema prayer" (2019), "Worlds of Ursula K. Le Guin" e o cultuado "The endless summer" (1965).  Na área da neurociência e inteligência artificial, produções recentes como "Artificial Immortality" (2021), "In Silico" (2020) e "The divided brain" (2019).

Multimídia

Mais do que a consolidação de uma plataforma de streaming, o desejo é de criar uma comunidade em torno dos temas. "Gostaria que Aquarius se transformasse em um local de troca constante. Um espaço em que as pessoas se sintam acolhidas, evoluam e compartilhem sua busca por uma vida mais plena", conta Wainer. Segundo ele, a plataforma promoverá eventos ao vivo para promoção, exibição e debates em torno do conteúdo, usando, desta forma, a expertise na distribuição cinematográfica na difusão dos títulos e da plataforma.

Além disso, deverá contar com blogs e artigos. Pacotes de palestras e entrevistas também já estão em negociação para enriquecer a plataforma.

Lançamento

Para o lançamento, a Aquarius deve contar com eventos presenciais, como as projeções de estreia do documentário "Eu" no Rio de Janeiro e em São paulo, nos dias 26 e 27 deste mês, respectivamente.

A equipe de marketing da Downtown vem trabalhando na estratégia de marketing digital do lançamento. A Aquarius também já conta com departamento comercial para buscar parceiros de distribuição. Ela poderá ser assinada como um dos canais Prime Video, da Amazon, por exemplo.

Tecnologia

Através de um sistema de navegação intuitiva e inteligente, o conteúdo da Aquarius poderá ser acessado por diferentes dispositivos, como celular, smart TV e Web, e o assinante do streaming poderá criar playlists com seus filmes favoritos, por exemplo, ou com aqueles que pretende assistir.

A tecnologia foi desenvolvida internamente. Segundo Wainer, o processo de desenvolvimento levou mais tempo do que o esperado, mas trazendo muito benefícios. "Criamos o modelo mais minimalista possível, para não atrapalhar a navegação e a descoberta do conteúdo", conta. A ideia foi tornar o processo simples para o usuário. O conteúdo sempre começa com legenda, que é a opção preferida da maior parte dos espectadores. Outro ponto importante é que o trailer não é executado automaticamente, mas apenas quando o usuário clica na opção. "Quando o trailer começa automaticamente, já começa e consumir banda", explica Wainer.

Além da propriedade intelectual, a análise dos dados permitirá que a Aquarius esteja sempre "escutando" seu público. Por conta disso, a arquitetura da informação é um aspecto fundamental para o sucesso do projeto, já que está ligada diretamente à qualidade da experiência.

Não só a experiência do usuário foi desenvolvida internamente, mas também todo o backoffice. O serviço de CDNs é da Amazon Web Services.

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