Nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, chega aos cinemas do circuito nacional o documentário "O Corpo é Nosso!", de Theresa Jessouron (de "À Queima Roupa).
Produzido pela Kinofilmes, o "O Corpo é Nosso!" é um documentário sobre a trajetória da liberação do corpo da mulher brasileira. Utilizando-se do conceito "doc-ficção", ele incorpora o drama do jornalista Marcos (Renato Goés) que, em seus processos de pesquisa, faz uma descoberta impactante sobre seu passado. Ao assistir as entrevistas e o material deste filme, em um exercício de metalinguagem, ele faz uma autorreflexão sobre o racismo e o machismo impregnados nele e na sociedade. O filme mescla entrevistas, cenas ficcionais e imagens de arquivo que ilustram os fatores que contribuíram para esta liberação e propõe uma discussão sobre o feminismo a partir da desconstrução do masculino.
"O Corpo é Nosso!" venceu a categoria Melhor Edição de Som do Cine PE 2019 e também foi exibido na Mostra Competitiva do Festival Internacional Porto Femme, em Portugal, e do Durban Int'l Film Festival, na África do Sul. No Brasil, ele estreia como segundo lançamento do programa O2 Play Docs, da distibuidora O2 Play, ocupando salas de cinema em cidades brasileiras de todas as regiões com sessões em horário nobre.