Canais Discovery crescem 4% em audiência em 2015 e anunciam nova programação

Fernando Medin

"2015 foi um ano cinza para todos – não foi muito bom para a TV paga e para publicidade em geral, mas foi muito bom para a Discovery", disse o vice-presidente executivo e diretor-geral da Discovery Networks Brasil e Cone Sul, Fernando Medin, nesta sexta, dia 4, em encontro com jornalistas. Segundo o executivo, a programadora aproveitou o ano "investir em inovação". Como exemplo, cita a diversificação de temática no canal Discovery Turbo, que cresceu e se tornou o sétimo canal dos 12 da programadora a ocupar os pacotes básicos de programação; as parcerias com a TV aberta, nas coproduções com Bandeirantes, Record e SBT; e as produções de branded content.

Pelo segundo ano consecutivo, o portfólio de canais do grupo superou o crescimento do mercado da TV por assinatura – a Discovery Networks cresceu a sua audiência em 4% enquanto o mercado permaneceu estável. Além disso, foi o grupo que mais cresceu, considerando as cinco programadoras de maior audiência em 2015.

Segundo a programadora, os canais do grupo que alavancaram o crescimento foram Discovery, cuja audiência aumentou 11%, e TLC, que cresceu 9%.

Conteúdo nacional

Segundo Monica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Discovery Brasil, as parcerias com os canais de TV aberta ajudaram a viabilizar conteúdos importantes para os canais do grupo. "Pudemos, com isso, fazer as versões locais de programas que já habitam nossos canais", explicou a executiva, falando de "MasterChef Brasil", "Bake Off Brasil" e "Batalha dos Confeiteiros", realizados em parceria com Band, SBT e Record, respectivamente.

O canal anunciou novas contratações de personalidades já conhecidas do público, como Henrique Fogaça, Jean Paulo Campos, Jairzinho (Jair Oliveira), Tania Khallil e Sergio Loroza, entre outros. É uma estratégia que vêm sendo adotada pelo grupo e terá continuidade em 2016.

O canal Discovery prevê o lançamento de uma nova série nacional estrelada pela médica e aventureira Karina Oliani ("Missão Extrema com Karina Oliani") e pelo coronel Leite ("Desafio em Dose Dupla: Brasil"). Em fase de desenvolvimento, a produção ainda não conta com título definido, mas a ideia é que Karina e coronel Leite recebam, separadamente, a cada episódio, uma personalidade brasileira para viver experiências de sobrevivência em ambientes selvagens.

Outra série original a estrear em 2016, no Discovery, é "Garagem Hot Rod", atração que acompanha a rotina do construtor de hot rods (carros antigos modificados) Alexandre Benevides, dono da oficina HCB (Hot Company Brasil), em Salto, interior de São Paulo. Com a esposa, Júlia Blank, ele comanda uma equipe de 15 funcionários dedicados a transformar o carro dos sonhos de seus clientes em realidade.

O Discovery Home & Health receberá a segunda temporada da série de transformação "Troca de Estilos", em que a cantora Gaby Amarantos ajudará diversas duplas de mulheres a mudar seu visual. O canal também vai lançar o docureality "Negócio dos Sonhos", que acompanhará em diferentes episódios a rotina da agência de casamento Marriages.

Já o Discovery Kids contará com três novidades nacionais: "Muito Fofos", série de curtas em que os atores mirins Jean Paulo Campos (Carrossel) e Isabela Pacini apresentam e comentam as primeiras cenas de filhotes; "Zoo da Zu", em fase de gravação e protagonizada por Zu (Bela Fernandes), uma menina que dirige um zoológico fictício e ajuda a cuidar dos animais que moram lá; e "Grandes Pequeninos Chefs", com Jairzinho (Jair Oliveira), Tania Khallil e as filhas do casal, Isabella e Laura. Em desenvolvimento, a atração se propõe a reunir a família na cozinha.
A animação nacional "O Show da Luna!" ganhará temporada inédita.

O Discovery Turbo terá uma série nacional protagonizada pelo especialista em carros clássicos Paulo Loco. Após sair em busca e adquirir raridades, Paulo, junto com seu time de mecânicos, dá vida a esses carros e expõe as novas relíquias numa espécie de museu particular para, então, negociá-las com possíveis compradores.

O TLC receberá o chef Henrique Fogaça, para protagonizar, a princípio, uma série de cápsulas, em que aparece visitando lugares gastronômicos e alternativos de São Paulo e preparando receitas com amigos e chefs. Também será produzida uma série que aborda como Fogaça lida com a fase mais atribulada de sua vida e de sua carreira.

"Rua para Toda Gula", outra nova série original do canal, traz o cantor, ator e comediante Serjão Loroza mostrando quitutes de rua do Rio de Janeiro e de São Paulo. Outra atração brasileira do TLC é o docureality "Rioa Resgate", que registra o estilo de vida nas praias do Rio de Janeiro sob o olhar dos guarda-vidas, bombeiros militares do Rio.

O Animal Planet terá em sua grade duas produções nacionais: "Zoo no Quintal", protagonizada pelo maratonista e praticante de esportes radicais Gui Pádua, e o docureality "Emergência Animal", ambas em desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui