Aquecido, mercado enfrenta gargalo na distribuição, avalia sócio da Tacacá Filmes

Para o diretor Vinicius Reis, sócio da produtora Tacacá Filmes, o mercado de produção brasileiro deve continuar em expansão em 2015. A produtora inicia o ano com cinco projetos em pré-produção. "Vemos um mercado bem aquecido, com muitas portas abertas e oportunidades. O mercado cresceu bastante, sobretudo nos últimos dois anos e a demanda para produzir e criar projetos é cada vez maior", diz Reis.

Contudo, na avalização do diretor, o mercado de distribuição não acompanhou o crescimento recente na produção, e é hoje o principal gargalo do audiovisual brasileiro. "Há uma abundância de ideias e diversidade de produção, e muito produto de qualidade acaba ficando de fora do mercado. Você não consegue encontrar lugares para assistir muitas produções boas, é preciso rever o conceito de cinema popular. Nós vemos o mercado se preparando para isso aos poucos, principalmente na TV, mas ainda é insuficiente", diz.

Projetos

No segundo semestre deste ano, a produtora começará a gravar o filme "Montanha Russa", que se passa durante a era das privatizações nos anos 90. Reis assina o roteiro da obra em parceria com Fellipe Barbosa. Com orçamento de R$ 2 milhões, o longa conta com os atores Chico Diaz, Sílvia Buarque e Bianca Byington no elenco principal.

"Montanha Russa é uma obra muito pessoal, inspirada na história do meu pai. Sobre como ele, aos cinquenta e dois anos, foi forçado a se aposentar e demitir seus amigos, em uma empresa que se preparava para ser vendida", revela Reis. "Esse é um tema que já foi explorado nos cinemas franceses, japoneses e dos Estados Unidos, mas nós pouco o abordamos aqui". A previsão, conta, é que o filme chegue aos cinemas em 2016.

O diretor também está produzindo em parceria com o Canal Brasil o documentário "Leãozinho", que conta a história do baixista Dadi, inspiração para música homônima de Caetano Velloso. A produção terá orçamento de R$ 600 mil.

Para a televisão, a Tacacá apresentou a Globo o projeto da série "Zona Norte – My Daling", com personagens de seu primeiro longa-metragem, "Praça Saens Pena". A história, que se passa em 2002, mostra o cotidiano de uma família carioca de classe média.

Para o Canal Futura, a produtora trabalha em uma série documental, ainda em fase de captação de recursos, sobre as missões jesuítas no noroeste paraense no século 16. O roteiro foi escrito com base nos relatos do padre António Ruiz de Montoya e retrata a relação dos padres com os índios que habitavam o norte do Brasil.

Por fim, a Tacacá está trabalhando no roteiro de uma adaptação da obra "A Descoberta da América Pelos Turcos" de Jorge Amado. "O projeto ainda está no começo, mas planejamos um investimento maior para essa produção, por se tratar da adaptação de uma obra popular e ter maior apelo com o público", adianta Reis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui