Em 2024, Embaúba Filmes lançará nos cinemas dez longas nacionais 

Jesuíta Barbosa em “A Filha do Palhaço” (Foto: Divulgação)

Em 2024, a Embaúba Filmes lançará nos cinemas dez longas nacionais que fizeram sucesso e receberam prêmios dentro e fora do Brasil. O primeiro deles é o documentário "As Linhas da Minha Mão", de João Dumans, grande vencedor da Mostra Aurora do Festival de Tiradentes de 2023. O filme acompanha a atriz Viviane de Cássia Ferreira, que em suas falas aborda temas como a arte e a loucura. A estreia está prevista para o dia 11 de abril. 

"A Filha do Palhaço", que rodou festivais no Brasil e recebeu prêmios de público em Tiradentes e Gostoso, é dirigido por Pedro Diogenes, e traz no elenco a estreante Sutter Lis no papel da personagem-título, uma adolescente que passa uma semana com o pai, um humorista. A estreia será em 2 de maio. 

Vencedor do Festival de Brasília e exibido em festivais internacionais, como Docville (Bélgica), no qual recebeu o prêmio de melhor documentário internacional, "A Invenção do Outro", de Bruno Jorge, acompanha a expedição da Funai liderada pelo indigenista Bruno Pereira (assassinado em 2022), que tanta encontrar e estabelecer contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos em estado de vulnerabilidade. O lançamento está marcado para 23 de maio. 

Exibido no Festival de Berlim, onde fez sua estreia mundial, "O Estranho" se passa no maior aeroporto do Brasil, que foi construído em um antigo território indígena. Dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon, o filme acompanha não os passageiros em movimento, mas as pessoas que ali ficam. Chega aos cinemas em 13 de junho. 

Premiado na mostra Un Certain Regard, em Cannes, e também no Festival Internacional de Munique, entre outros, "A Flor do Buriti" é dirigido por João Salaviza e Renée Nader Massora. O longa começa em 1940, quando duas crianças do povo indígena Krahô encontram na floresta um boi perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar durante a ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando formas de resistência. A estreia será em 4 de julho. 

De Guto Parente, a Embaúba lançará "Estranho Caminho". O filme estreou no Festival de Tribeca, em Nova York, onde arrebatou todos os prêmios da competição de longas narrativos. O longa tem como protagonista Lucas Limeira, que interpreta um jovem cineasta que visita sua cidade natal enquanto a pandemia avança. Ele deve reencontrar seu pai, com quem não fala há uma década. Estreia em 1º de agosto. 

"Zé", ficção de Rafael Conde baseada na história de José Carlos da Mata Machado, acompanha o líder do Movimento Estudantil Brasileiro que participa de um grupo de resistência contra a ditadura no Brasil e acaba entrando na clandestinidade ao abandonar sua família de classe média para viver com os mais pobres e realizar um trabalho de alfabetização e conscientização política. O longa estreia em 29 de agosto. 

Escrito e dirigido por Michelline Helena e Amanda Pontes, a ficção "Quando eu me encontrar" foi exibida na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e na Mostra de Gostoso. O filme acompanha a família de uma jovem após sua partida e como tudo se transforma na vida dos que ficam. A estreia será em 19 de setembro. 

A diretora Ana Costa Ribeiro investiga a trajetória do seu avô, Joaquim da Costa Ribeiro, no documentário "Termodielétrico", que teve sua première internacional no IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã. Joaquim é um dos pais da física experimental no Brasil, que descobriu o Fenômeno Termodielétrico. O filme chega aos cinemas em 10 de outubro. 

Por fim, o documentário "Corpo Presente", que teve sua première na Mostra de Tiradentes, investiga o corpo como forma de arte, expressão e identidade, apresentando obras, artistas e pensadores que refletem sobre o tema. A direção é de Leonardo Barcelos e a estreia acontece em 31 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui