Eutelsat prepara satélite VHTS para mercado europeu

Satélite Star One C4 (ilustração)

A operadora satelital Eutelsat encomendou à Thales Alenia Space a construção de um satélite de "muito alto throughput" (VHTS) para levar serviços de conectividade de bordo e banda larga na Europa. Batizado de Konnect VHTS, o artefato entrará em operação em 2021 com sua capacidade de banda Ka de 500 Gbps e peso de 6,3 toneladas. Segundo a empresa nesta sexta-feira, 6, o satélite contará com um processador digital on-board que oferecerá flexibilidade de alocação de capacidade, uso de espectro otimizado e implantação progressiva de rede terrestre.

O Konnect VHTS será lançado com compromissos de distribuição plurianual com a Thales e com a operadora francesa Orange, com quem a Eutelsat estabeleceu parceria de varejo para tratar de mercado de banda larga fixa na Europa. Já o contrato com a Thales visará atender a serviços de conectividade de governo.

O satélite vai substituir o projeto de um investimento conjunto com a Viasat para a Europa, África e Oriente Médio, o Viasat 3. A Eutelsat diz ainda que o lançamento está de acordo com objetivo de investimento de média anual de 420 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui