Documentário sobre a ditadura militar, "Memória Sufocada" terá sessão seguida de debate 

Cena do documentário "Memória Sufocada" (Foto: Divulgação)

Com direção de Gabriel Di Giacomo, "Memória Sufocada" terá neste sábado, dia 8 de abril, uma sessão especial em São Paulo, no Cine Satyros Bijou, Às 18h, o realizador estará presente com Guilherme Marback (programador do Cine Satyros Bijou) para um debate pós-sessão com o público. "Memória Sufocada" é uma produção da Salvatore Filmes com distribuição da Embaúba Filmes.

Contando com a primeira equipe de cinema a filmar dentro do DOI-CODI de São Paulo, o documentário olha a história da Ditadura Militar e a tortura no Brasil a partir da perspectiva do presente. Buscas na internet mostram narrativas distintas do passado, mas que iluminam os dias de hoje. "Hoje, a informação e a desinformação estão ao alcance de todos. Muitos fatos são construídos nas redes sociais e a realidade é cada vez menos nítida. Este é o ponto central do filme, qual é a 'verdade' histórica e como os fatos podem ganhar novas narrativas com o passar dos anos. Na década de 1960, setores da elite brasileira, com o apoio da mídia, plantaram diversas fake news sobre a situação do país para conseguir levar os militares ao poder, era urgente evitar 'o avanço comunista no Brasil', 'proteger a pátria e a família' e 'acabar com a bagunça'", pontua o diretor. 

O processo de pesquisa expandiu o projeto. Hoje, o público pode acessar o material que serviu de base para a construção do roteiro, para que cada espectador possa fazer sua própria pesquisa. No site "Memória Sufocada", é possível encontrar sugestões de filmes, vídeos e entrevistas com temas relacionados, como Golpe, Repressão e Anistia.

O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui