Cinema do Brasil terá ações no Festival de Cannes

O Programa Cinema do Brasil, que tem o objetivo de ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, participará do Festival de Cannes 2013, entre 15 e 26 de maio. O Programa contará com um estande de no Marché du Film para apoio logístico aos associados, divulgação de filmes brasileiros e ponto de encontro entre os profissionais do cinema nacional e possíveis parceiros estrangeiros.

Também serão realizadas exibições de mercado para sete produções de empresas associadas: "A Memória Que Me Contam", de Lúcia Murat (Taiga Filmes); "Cara ou Coroa", de Ugo Giorgetti (Bossa Nova Films); "Rânia", de Roberta Marques (Tucumán Distribuidora de Filmes); "Elena", de Petra Costa (Busca Vida Filmes); "Cores", de Francisco Garcia (Kinoosfera Filmes); "Confia em Mim", de Michel Tikhomiroff (Mixer); e "Angie", de Márcio Garcia (MGP Entretenimento).
O cinema brasileiro também marca presença em Cannes pela seleção do curta "Pátio", de Aly Muritiba (produzido pela Grafo Audiovisual) para aSemaine de la Critique, seção paralela de Cannes dedicada à revelação de novos talentos. O filme terá três exibições dentro da mostra.

A participação do Programa Cinema do Brasil em Cannes recebe apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – principal parceira do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo na realização do programa. Essa é a oitava vez consecutiva que o Cinema Brasil participa do festival.

Incentivo à Distribuição e Circulação de Filmes Brasileiros

Durante o festival, o Programa dará sequência ao processo de inscrições para a quinta edição do "Prêmio de Apoio à Distribuição". Idealizado pelo Cinema do Brasil em 2009, o Prêmio está aberto a distribuidores com interesse em lançar um ou mais filmes nacionais em salas de cinema do mundo. Após o envio de propostas e documentos, uma comissão selecionará os vencedores; cada um receberá até USD 25 mil para despesas de comercialização, segundo o plano apresentado. O prazo de inscrições vai até 17 de junho de 2013, para empresas independentes ou consórcios de distribuidores. Cerca de 40 lançamentos de filmes brasileiros já foram feitos em diferentes países com o apoio.

A nova edição do prêmio junta-se a outras iniciativas em andamento, criadas para incentivar a circulação de filmes brasileiros no exterior. A primeira delas é a Copa dos Distribuidores, que se encontra agora em sua segunda fase. As três empresas inscritas que lançarem mais filmes brasileiros (de produtoras associadas ao Cinema do Brasil) em 2013 serão premiadas com uma viagem ao Brasil em junho de 2014, para assistir a jogos do campeonato mundial de futebol e também participar de encontros de negócios com representantes de empresas associadas.

A outra ação é o Apoio aos Agentes de Venda, que tem o objetivo de apoiar a promoção dos filmes brasileiros em festivais como os de Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián. O programa concederá aos vencedores um apoio de USD 40 mil para custear despesas como cópias, divulgação, etc. Para participar da iniciativa, os agentes de vendas devem fazer sua inscrição assim que souberem da seleção do filme e mediante apresentação de proposta de investimentos na promoção do filme nos festivais.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.cinemadobrasil.org.br

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