Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Intel: sensores, sensores e sensores

Intel: sensores, sensores e sensores

Esrande da Intel na CES 2016

A Intel fez na noite desta terça, 5, o keynote de abertura da CES 2016. O keynote é patrocinado, e há três anos a companhia substituiu a Microsoft, que tradicionalmente promovia a sessão.

O CEO da empresa, Brian Krzanich apontou três vetores estratégicos para a fabricante de chips: conectar objetos à Internet (IoT, ou Internet das coisas), dar sentidos humanos aos dispositivos, e fazer da tecnologia algo pessoal. Por trás das três premissas, um tipo de dispositivo se destaca: sensores de todos os tipos, para aproximar a experiência digital da vivência humana. Foi o que se viu nas duas horas de apresentação, nas quais Krzanich apresentou parcerias da Intel com empresa de diferentes setores e foco nos mercados de saúde, fitness e entretenimento.

Com a fabricante do Segway, por exemplo, foi desenvolvido um hoverboard (espécie de patinete que se equilibra sozinho) que se transforma em um robô doméstico, que pode se locomover sozinho pela casa e realizar funções simples como ver quem está na porta ou olhar o cachorro. A plataforma do robô é aberta, ou seja, desenvolvedores independentes podem escrever aplicações para ele. O dispositivo reconhece rostos e vozes, e desvia sozinho de obstáculos, graças à câmera RealSense 3D.

O robô-patinete da Intel
O robô-patinete da Intel

Na mesma linha, a Intel apresentou o drone Yuneec Typhoon, que segue o usuário enquanto está por exemplo andando de bicicleta ou esquiando, e desvia sozinho de obstáculos no caminho, em tempo real.

Na área esportiva a fabricante fechou parceria com a Oakley para criar o Radar Pace, assistente pessoal de treinos de corrida, bicicleta etc. Com uma interface de voz, o sistema diz ao atleta como deve ser o treino e vai medindo e informando sua performance em tempo real.

Com a New Balance desenvolverá um relógio para prática esportiva, e um sistema de impressão 3D de tênis de corrida personalizados.

Áreas de saúde e esporte são prioritárias para a fabricante de chips

O chip Curie, acoplado a atletas de esportes acrobáticos, como BMX, parkour ou snowboarding, permite o levantamento de estatísticas em tempo real, como altura dos saltos, velocidade, força da queda etc.

Na área de entretenimento e criatividade, ele mostrou como tecnologias de realidade virtual e reconhecimento espacial podem criar novas formas de expressão nas artes visuais e na música, entre outras. Uma artista pode por exemplo criar um desenho tridimensional usando realidade virtual.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile