Conexão com o público se revelou principal força da CazéTV, que transmitirá Eurocopa e Olimpíadas

Casimiro Miguel (Foto: Divulgação Rio2C)

A CazéTV é, possivelmente, um dos maiores cases brasileiros de mídia e entretenimento dos últimos anos. É um negócio recente, que começou com as lives no canal do YouTube do streamer Casimiro Miguel, nos formatos de "react" de conteúdos, a maioria deles sobre futebol e comida, e evoluiu rápido. Após conquistar o público e reunir milhões de visualizações, ele obteve os direitos de transmissão de jogos e deu aquele que foi seu maior salto em 2022, com a transmissão da Copa do Mundo do Qatar. "A Copa do Mundo foi muito marcante. A CazéTV, até então, não era nada. Quando recebemos os direitos, conversamos sobre onde iríamos transmitir. Na época, ainda era só o canal. Estava bombando, mas era só o canal. Pra gente parecia plausível colocar a Copa do Mundo lá. Mas ainda bem que não fizemos isso", brincou Casimiro durante painel no Rio2C nesta quinta-feira, dia 6 de junho. 

O streamer, em parceria com a empresa LiveMode, ganhou os direitos da FIFA de transmitir 22 partidas durante a última Copa – todos os jogos do Brasil e outras partidas de adversários selecionados, além das semifinais e a final. Foi nesse momento do campeonato, impulsionado pelos direitos de transmissão, que ele criou a CazéTV. A marca logo registrou números expressivos – como mais de cinco milhões de visualizações simultâneas em um único jogo. De lá pra cá, foram diversas outras transmissões esportivas, com algumas partidas exclusivas, de campeonatos como a Copa do Mundo Feminina, Sub 17, Sub 20, Mundial de Areia, Paulistão, Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro, Jogos Pan-Americanos, Bundesliga e Mundial de Clubes, entre outros, além de novos recordes – como 69 milhões de visualizações totais com os jogos da Copa do Mundo Feminina. 

Para escalar, Casimiro ampliou a equipe e trouxe narradores e jornalistas esportivos, como Fernanda Gentil, que dividiu com ele o painel no Rio2C. Agora, os próximos grandes passos são as transmissões da Eurocopa e dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ancorados in loco por Gentil, e que serão feitas na "casa nova": a CazéTV estreia oficialmente na Eurocopa – da qual terá os direitos exclusivos de transmissão de 24 jogos no Brasil – seus novos estúdios, em um prédio próprio, com redação jornalística também. É uma mega estrutura, de canal de televisão mesmo. Vale lembrar que o negócio começou poucos anos atrás da própria casa do criador de conteúdo. 

"Poder dar isso de graça para o público é muito bom – é parte do nosso DNA desde que a CazéTV surgiu. É uma preocupação que sempre tivemos. Tentamos trazer o máximo de conteúdo de forma gratuita. Tornar grandes eventos acessíveis é muito especial. As pessoas se empolgam com a possibilidade de assistir aos jogos da Eurocopa de graça. Pode parecer comum para alguns, mas não é. Quem sempre viu a Eurocopa é porque tem TV paga, tem condições. E agora todos podem ver de graça. E de onde quiserem. Em casa, na rua. Com essa linguagem mais leve e informal, essa coisa mais solta", destacou. 

Feedback do público e especialização 

Uma das grandes vantagens e forças principais da CazéTV é a conexão e a comunicação direta com o público. Nesse sentido, Gentil relembrou a transmissão dos Jogos Pan-Americanos, que rendeu algumas críticas para o time: "E eram críticas que faziam muito sentido, principalmente no início da cobertura. Foi um piloto para nós em relação a transmissões de outros esportes, mas era o Pan. O amante do esporte que vê Copa do Mundo tem outra relação daquele que ama o Panamericano e quer ver várias modalidades, e que espera outro tipo de informação, cobertura e abordagem. O fã do esporte olímpico é um especialista". Dentro dessa questão, Casimiro relembrou o que aconteceu com baseball nessa ocasião do Pan, quando o Brasil foi eliminado logo no início: "Aí, ninguém da equipe sabia nada de baseball. Mas tínhamos que continuar cobrindo a modalidade. A cobertura que fizemos foi divertida, mas faltou a informação, o jornalismo mesmo. O fã do esporte falou que foi um desrespeito. E foi, de fato. Então começamos a investir em equipes e nos preparar melhor para as próximas coberturas". 

Com a contratação de especialistas em diferentes modalidades e uma mudança de tom, o resultado veio. "E foi bom porque conseguimos mudar a rota enquanto a transmissão acontecia. Essa é a vantagem da nossa transmissão digital – o feedback vem na hora, dá pra melhorarmos logo na próxima partida. Agora, para as Olimpíadas, estamos bem mais preparados", garantiu a jornalista. Casimiro acrescentou: "O retorno é instantâneo. O público já falou 'hoje foi bem melhor'. Estamos muito confiantes com as Olimpíadas. Vai ser histórico. Seguindo os princípios básicos que nos guiam, e fazer do nosso jeito é primordial". 

Relação com os atletas e parceria com as marcas 

Para além da conexão do público – que, ao contrário do que eles pensavam anteriormente, não é composto apenas da faixa-etária mais jovem – a CazéTV, e muito por parte da própria figura do Casimiro, criou uma conexão com os atletas e jogadores. "Eles se sentem abertos e leves para sentar e conversar com a gente. Falam coisas que talvez não falariam numa mídia tradicional. Sabem que a gente não vai criar polêmica. Sentem confiança", afirmou. Um exemplo dessa conexão aconteceu na final do Paulistão, quando todos os jogadores do Palmeiras, além do técnico, que tinham acabado de conquistar o título, foram espontaneamente conversar com a equipe da CazéTV, sem que as entrevistas tivessem sido previamente combinadas. "Ter a confiança desses caras é a grande chave – afinal, eles fazem o espetáculo com a gente. Queremos ouvi-los". 

É claro que, nesse jogo, as marcas têm papel fundamental. "Conquistamos esses patrocínios porque imprimimos nosso estilo nas coberturas e nos momentos pós-jogo. E levamos esse estilo para os conteúdos publicitários também. As ações para marcas e clientes vão nessa linha. É legal ver como as marcas se abrem para isso, para a nossa maneira de fazer, e confiam no resultado", celebrou Gentil. 

"Conhecemos muito bem nosso público, sabemos como ele vai receber aquele anúncio. A publicidade aparece de forma que a pessoa aceita e até gosta", completou Casimiro. Ele afirmou ainda que o objetivo é ter, para além de ideias legais para os conteúdos de marca, coisas fora da curva, que sejam marcantes, tanto para a CazéTV quanto para o anunciante. "Nem todo anúncio vira um case, mas tentamos fazer o nosso melhor, e não mais do mesmo", concluiu. 

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