Canal Brasil celebra centenário de José Medeiros

O diretor de fotografia José Medeiros completaria 100 anos em 2021. Em homenagem ao cineasta, o Canal Brasil apresenta na Faixa de Clássicos de julho quatro de suas produções mais importantes. Será exibido o único longa dirigido por ele, "Parceiros da Aventura" (1979), e mais três filmes em que foi responsável pela direção de fotografia: "Jubiabá" (1986), "Romance da Empregada" (1988) e "Chuvas de Verão" (1978). As obras vão ao ar às quartas, sempre às 13h45, a partir do dia 7. 

José Medeiros nasceu em Teresina, no Piauí, e se interessou pela fotografia desde a infância. Seu pai era fotógrafo amador e ensinou a ele técnicas de revelação em laboratório. Em 1939, se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou nas revistas "Tabu", "Rio" e "O Cruzeiro". No cinema também trilhou uma carreira de sucesso e assina a fotografia de filmes como "Xica da Silva", de Cacá Diegues; "A Rainha Diaba", de Antônio Carlos Fontoura; e "Memórias do Cárcere", de Nelson Pereira dos Santos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Viva Zé Medeiros meu conterrâneo e meu ídolo. Como ele também sou Dir. De Fotografia, aprendi muito com sua geração q passa também por Hélio Silva e Dib Luffti. Vendo vcs trabalhar aprendi muito!
    Obrigado sempre !
    Nonato Estrela…

  2. caríssimos,
    com extrema alegria recebi hoje,dia 08 de julho,a comunicação da homenagem a meu pai no Canal Brasil durante o mes de julho.
    Nada como calar a expressão,"brasileiro não tem memória".
    Forte abraço agradecido,
    Zenaide Medeiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui