Grupo Curta! homenageia Zé Celso com episódio inédito da série "Companhias do Teatro Brasileiro"

Zé Celso, em cena da série inédita "Companhias do Teatro Brasileiro (Foto: Divulgação/ Curta!)

O diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, falecido na última quinta-feira, dia 6 de julho, aos 86 anos, é homenageado pelo Canal Curta! e pelo streaming Curta!On – Clube de Documentários com exibições de produções que mostram sua contribuição para as artes cênicas no Brasil. 

Neste domingo, dia 9, às 22h30, no Curta! haverá uma exibição especial do episódio inédito dedicado ao Teatro Oficina da série "Companhias do Teatro Brasileiro" – que estreia em 25 de julho. Já o longa-metragem "Evoé – Retrato de Um Antropófago", que integra a série "Iconoclássicos", terá reprises até segunda-feira, dia 10. No Curta!On – Clube de Documentários, está disponível gratuitamente o episódio "Vitais Alegorias: Oswald de Andrade e 'O Rei da Vela'", da série "Caixas Mágicas".

"Teatro Oficina", episódio inédito de "Companhias do Teatro Brasileiro", traz entrevistas com vários artistas que construíram a história do Oficina. Além de Zé Celso, há depoimentos das atrizes Ítala Nandi, Kate Hansen, Miriam Mehler, Analu Prestes e Etty Fraser, do cenógrafo Hélio Eichbauer e dos cofundadores do grupo, Amir Haddad e Renato Borghi. Eles narram curiosidades como a reação inicial de Zé Celso à obra "O Rei da Vela", que viria a ser um de seus grandes sucessos. O diretor simplesmente não se animou com o texto de Oswald de Andrade. Coube a Renato Borghi mudar sua opinião, lendo todas as falas de todos os personagens em qualquer lugar que estivesse com Zé Celso.

A série, produzida pela Camisa Listrada e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), estreia no dia 25 de julho, com o episódio "Cia. Dramática João Caetano". Ao todo, serão 15 capítulos, que contarão a história do teatro no Brasil por meio de suas principais companhias. Agendado em setembro, o episódio "Teatro Oficina" foi antecipado para este domingo, 9, como uma pré-estreia, em homenagem a Zé Celso. No dia seguinte, ele estará disponível no Curta!On – Clube de Documentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui