A Net vem buscando uma forma de levar a publicidade para o conteúdo da sua plataforma de video on-demand, o Now. Segundo Rodrigo Marques, diretor de estratégia e gestão operacional da operadora, “a publicidade será importante para remunerar a construção desta plataforma”. Hoje, a maior parte do conteúdo consumido via Now é gratuito.
O executivo, que participou de painel no Congresso ABTA 2013 nesta quarta, 7, diz que se trata de uma oportunidade para anunciantes, programadores e operadores. A este noticiário, Marques afirmou que pode ser explorado um modelo de publicidade pre roll nos títulos disponíveis na plataforma. “A plataforma permite customizar o anúncio para cada assinante e garente uma métrica imediata e precisa”, completou.
Sobre quem faria a venda da publicidade para esta plataforma, o executivo diz que depende ainda da definição de um modelo de negócios com os programadores. Ele disse ainda que alguns testes começarão em breve e afirma que a exploração da publicidade no Now é algo para curto ou médio prazo.
Os programadores ainda veem a plataforma com ressalvas. A primeira grande questão é em relação à infraestrutura de programação e playout de publicidade, um asset importante das programadoras. Há um certo receio em enviar os comerciais para que a operadora faça a gestão das inserções.
Segundo Marques, o Now, em dois anos, já contou com 170 milhões de visualizações de títulos. São 15 milhões de novas visualizações por mês, principalmente de conteúdo da própria programação da TV por assinatura, conta.