A Cinelive está distribuindo filmes via satélite para todo o território nacional. A empresa, que já atuava com a transmissão de eventos ao vivo para cinemas via satélite, está expandino o portfólio de serviços oferecidos. Segundo a empresa, esse tipo de transmissão diminui custos, facilita o processo logístico e incrementa a receita das redes com a exibição de conteúdos ao vivo como shows, jogos de futebol e eventos corporativos. “Com a digitalização e o fim das cópias físicas, tornou-se mais fácil trafegar o conteúdo. Contudo, ainda é um arquivo digital grande, e a transmissão via Internet não é ideal. Por isso, oferecemos um storage próprio de armazenamento e transmitimos o conteúdo via satélite”, explica Laudson Diniz, gerente executivo da Cinelive.
A transmissão do conteúdo ocorre por meio do satélite SES-6, operando em banda C. Com o espaço no satélite, além de distribuir os filmes, o Cinelive expandiu sua capacidade de transmissão simultânea de espetáculos culturais e esportivos para até quatro eventos ao mesmo tempo. A empresa já contabiliza mais de 200 mil ingressos vendidos para esse tipo de atração. “Com o suporte da SES, poderemos distribuir filmes e expandir esse modelo para todo o território nacional”, explica Diniz. Até agora, a Cinelive já tem mais de 200 cinemas em sua base, entre elas todas as grandes redes. Até o final deste ano, a empresa espera abranger 100% das cerca de 2 mil salas capacitadas para receber o sinal com esse único satélite.
Para obter a transmissão via satélite o cinema deve adquirir uma antena, cuja instalação deve ser feita diretamente com os fornecedores. Após esta etapa, o Cinelive disponibiliza os equipamentos necessários para a recepção de sinais ao vivo e transmissões de filmes, cedidos em comodato. A instalação inclui um servidor de storage, com 8TB de espaço para armazenamento dos filmes, padrão utilizado pelos estúdios nos Estados Unidos.