Grifa tem projeto inédito selecionado para pitch de história do Sunny Side Of The Doc

A Grifa Filmes tem novo documentário selecionado para participar do pitch de história do Sunny Side Of The Doc, evento no qual produtores de todo o mundo defenderão seus projetos na busca de parceiros internacionais. O Sunny Side Of The Doc reunirá realizadores de todo o mundo na cidade de La Rochelle (França) de 19 a 22 de junho, além de produtores, distribuidores e exibidores, para debater temas ligados a história, ciência, vida selvagem, atualidades, arte e cultura, sociedade, geopolítica, estilo de vida etc.

"Operação Pedro Pan" é uma produção da Grifa para o canal de TV paga Curta!, com direção de Kênya Zanatta e Mauricio Dias. O documentário, pela primeira vez, contará ambos os lados de um dos episódios menos conhecidos e mais trágicos da Guerra Fria (1945 a 1991): o envio de mais de 14 mil crianças cubanas aos Estados Unidos, para fugir da ideologia comunista, entre os anos de 1960 e 1962. Considerado o maior êxodo de menores não acompanhados do ocidente no século passado, esta ação foi chamada de "Operação Pedro Pan" e organizada pela CIA, o Departamento de Estado norte-americano e realizada pela Igreja Católica. Organizações anticastristas apoiaram a iniciativa espalhando um boato, em Cuba, de que Fidel Castro pretendia tirar dos pais a custódia destas crianças.

A produção do documentário viajará para Cuba e Estados Unidos para entrevistar Pedro Pans, familiares, especialistas e entidades do governo. Nos Estados Unidos, a produção contará a trajetória dos que ficaram e, até mesmo, conquistaram postos de destaque, como o atual prefeito de Miami, Tomás Regalado, e o ex-senador republicano Mel Martinez. A consultoria do filme será do premiado jornalista e escritor brasileiro Fernando Morais, grande conhecedor de Cuba, autor de "Os últimos soldados da Guerra Fria", que vai virar filme sob a direção do francês Olivier Assayas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui