Sesc TV exibe campanha sobre convivência com pessoas com HIV positivo

Divulgada em redes sociais desde abril deste ano, a campanha de mídia impressa e urbana "O Cartaz HIV Positivo" chega nessa semana à televisão. A campanha foi idealizada pela Organização Não Governamental Grupo de Incentivo à Vida, que luta contra a discriminação de portadores do vírus.

Um vídeo e nove depoimentos de pessoas infectadas serão exibidos no SescTV, único canal a transmitir a campanha. O filme vai ao ar nos intervalos da programação e mostra a reação de pedestres ao se depararem com um anúncio em papel branco, impresso com sangue contaminado, com o título "Eu sou um cartaz HIV positivo".

O cartaz foi colocado em diferentes regiões da cidade de São Paulo, como na Avenida Paulista e no Largo da Batata, em frente aos estabelecimentos comerciais, faculdades e pontos de ônibus, chamando atenção das pessoas que transitam nesses espaços.

Elas se aproximam e fixam os olhos no anúncio que diz: Eu sou exatamente como qualquer outro cartaz, com um detalhe: eu sou HIV positivo. Antes que consigam processar o que acabaram de ler, o texto continua: "É isso mesmo que você leu, sou portador do vírus. Nesse momento você pode estar dando um passo para traz e perguntando se ofereço algum perigo".

Em nota, o Dr. Arthur Kalichman, médico coordenador do Programa Estadual DST/AIDS SP, afirmou que o anúncio não oferece risco de contágio, uma vez que o sangue utilizado no cartaz já secou e o HIV não sobrevive muito tempo dentro do sangue fora dos corpos das pessoas. O texto do cartaz procura humanizar o convívio social, mostrando que se pode viver normalmente com alguém soropositivo.

O vídeo, exibido diariamente nos intervalos da programação do SescTV, acompanha o processo de criação das peças, como a doação do sangue pelos voluntários, a impressão na gráfica, sua colocação nas ruas e entrevistas com os pedestres e portadores do vírus. A cada semana um novo depoimento, no total de nove, se juntará à campanha apresentada no canal.

Ganhadora do prêmio Leão de Bronze, na categoria press, no Festival de Cannes, a campanha foi produzida em parceria com a Agência Ogilvy e Mather, a produtora BossaNovaFilms e a produtora de som Lucha Libre e CRT – Centro de Referência e Treinamento, e com direção de cena de Livia Gama.

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