GloboNews estreia nova identidade visual

Flávia Oliveira, Natuza Nery, Andrea Sadi e Julia Duailibi no evento Papo de Política, no Museu da Casa Brasileira em 8/8/22

A GloboNews apresentou ao mercado sua nova identidade visual nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, em um evento realizado no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. As mudanças vão ao ar a partir do dia 15 deste mês. Além da logomarca, as vinhetas de todos os telejornais e programas foram reformuladas. De acordo com o canal, o objetivo foi o de fortalecer os principais atributos do canal, como credibilidade e agilidade, sempre com o olhar no futuro, acompanhando as mudanças na maneira de consumir notícia e as transformações que acontecem no mundo. "O nosso desafio é dar protagonismo à informação. Trabalhamos uma programação visual que fortaleça ainda mais o jornalismo, nossos repórteres, comentaristas e as nossas coberturas", afirmou a diretora de canais pagos Globo não-esportivos, Daniela Mignani.   

O conjunto de elementos gráficos pretende trazer mais leveza, dinamismo, proximidade e movimento para a marca GloboNews, com um tom de vermelho mais claro e mudanças na tipografia. A palavra "news" da logomarca ganha letras minúsculas e uma fonte arredondada, como a de outros canais e produtos, para ficar mais próxima dessa nova Globo e, ao mesmo tempo, mais adequada às redes sociais e plataformas digitais. As tarjas informativas passam a ter tonalidades mais suaves, nas cores vermelho, cinza escuro e cinza claro. A novidade fica por conta do amarelo, incluído na nova paleta. Também foi criado um sistema de padronagens gráficas para trazer mais personalidade para cada um dos programas do canal. A última mudança de identidade visual do canal havia sido em 2010. 

A mudança reflete o conteúdo do canal, que acompanha a diversidade e a pluralidade da sociedade, buscando, através da informação, produzir conhecimento e gerar diálogos que contribuam para a evolução social. "A marca está mais simples, com um desenho bem mais clean e objetivo. Além de manter a seriedade e a credibilidade, trabalhamos atributos como a humanização e a informalidade, que também fazem parte do posicionamento da GloboNews", explicou Ricardo Moyano, diretor de Criação da Globo.  

Protagonismo da notícia  

"A GloboNews passou por um reposicionamento de marca e, via pesquisas, percebemos que a marca precisava ficar um pouco mais leve, mais próxima do público. Ao mesmo tempo, fizemos uma adequação à arquitetura de marcas existentes em todo o grupo. A tipografia, por exemplo, segue a mesma linha de Globo, Globoplay, G1 e ge. Todas elas estão mudando, mas mantendo sua própria identidade, e trazendo esse DNA em comum, que é a tipografia. E essa mudança casou perfeitamente com o reposicionamento que buscávamos. Agora, a marca está mais clean; Como estamos a serviço da notícia, deixamos o protagonismo para ela. Por isso essa simplificação", contou Moyano em um bate-papo exclusivo com alguns veículos de imprensa. Segundo o diretor, o trabalho levou sete meses para ficar pronto, entre o processo de pesquisa, o desenvolvimento em si e a entrega. 

Adequação ao digital 

A nova identidade também priorizou a necessidade de adequação ao ambiente digital. "Uma marca mais simples e mais objetiva fala perfeitamente com esse universo. É a facilidade de transmissão da comunicação. Todas as nossas marcas simplificaram com esse objetivo, de tornar a mensagem mais direta", pontuou Moyano. 

"Toda linguagem que se cria tem que levar em conta o ecossistema em que a gente atua. Talvez por essa nova identidade ser mais leve, se aproxime mais do imaginário jovem. Mas nossa intenção, claro, é falar com todos, e alcançar um público cada vez maior", ressaltou Daniela. "Quando olhamos para canais de notícias no Brasil, Europa e Estados Unidos, não vemos tanta ousadia. Nesse sentido, acredito que a GloboNews dê um passinho a mais. É um detalhe, um toque de personalidade, que ao longo do tempo será uma marca registrada nossa. A mudança não parte de um desejo pela estética, e sim pelo objetivo de destacar ainda mais a notícia e a informação. Ela vem de um processo de novidades do canal, que tem trazido coisas novas de três em três meses, mais ou menos, desde o ano passado, com a mudança da grade matutina e a dinâmica do 'Conexão GloboNews'. À medida em que vislumbrávamos essas evoluções editoriais do canal, enxergamos a necessidade de impulsionar essas inovações com um novo visual que corrobore com tudo isso", concluiu a diretora. 

O evento de apresentação da nova identidade visual contou ainda com a presença de Natuza Nery, que comandou um "Papo de Política" exclusivo com Andréia Sadi, Julia Duailibi e Flávia Oliveira, no qual as jornalistas fizeram uma análise do cenário político e econômico do país e falaram sobre a expectativa para as eleições deste ano, que ganhará a maior cobertura histórica da GloboNews. Ao final da manhã, a cantora Teresa Cristina finalizou o encontro com um pocket show para os convidados.

1 COMENTÁRIO

  1. Gente, estou estarrecida! A GloboNews fala com a maior normalidade, sobre os acertos e acordos e como isso o apoio dos grandes comandandos dos Agronegócios/agronegociantes, SEM SEQUER COGITAR, dos preços absurdos dos produtos repassados ao consumidor final (povo brasileiro), como se nós NAO EXISTÍSSEMOS!

    Os candidatos não estão preocupados em fazer acordos de baixa de preços e melhor qualidade, dos produtos do tal AGRONEGÓCIO!!!

    E Sim em acertar apoio dos produtores, que diga-se de passagem, já estouraram preços absolutamente descontrolados.

    No mercado vemos agora, pé de galinha, coração de boi, bucho, e carcaça de porco, como pé e focinho, para o consumidor?!!!

    Peças de picanhas a preço do que o consumidor pagava antes num rodizio de churrascaria de elite!

    Qual o papel afinal do jornalismo?????

    Estou pasma e confusa. Somos ignorados completamente. Como se não precisassem de votos? Do eleitor brasileiro?

    O que é isso Brasil?

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