Filme sobre Ivan Cardoso é selecionado para seis festivais internacionais

"Ivan, O Terrível", dirigido por Mario Abbade Neto, foi selecionado para cinco festivais internacionais. O longa mostra um retrato do cineasta brasileiro Ivan Cardoso, que ficou conhecido com o mestre do terrir (gênero que designa filmes que mesclam humor e terror). O documentário foi selecionado para a Mostra Documentaries from the Edge no Festival Internacional de Cinema Fantasia em Montreal (Canadá), um dos principais festivais de cinema do mundo; para o MotelX – Festival Internacional de Filmes de Horror de Lisboa (Portugal) na mostra Doc Terror; para o Festival Internacional de Cinema de Ravenheart, em Oslo (Noruega); para o Festival de Cinema Latino de Seattle (Estados Unidos); para o Sitges – 53 º Festival Internacional de Cinema de Fantasia da Catalunha (Espanha) e para o 13º Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles (Estados Unidos).

A obra promove um resgate da obra de Ivan Cardoso mesclando material de arquivo, cenas documentais, animações e reconstruções ficcionais, buscando refletir sobre sua importância cinematográfica e traçar o retrato do personagem marcante da historiografia do cinema brasileiro. Também retrata a sua parceria com o artista plástico Hélio Oiticica, o poeta Torquato Neto e os cineastas Glauber Rocha e José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

A Hollywood Reporter considerou o longa um dos destaques do Festival Internacional de Cinema Fantasia em Montreal. "Ivan, o Terrível" conquistou o Award of Recognition por documentário em longa-metragem e direção no Impact Docs 2020, em La Jolla, na Califórnia. No Brasil, o longa, uma produção Abbade Entretenimento em coprodução com o Canal Brasil, terá distribuição da Fênix Filmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui