Série sobre crianças no automobilismo é o primeiro conteúdo próprio da Story Productions no streaming

Antonella Bassani é uma das crianças retratadas em "Formula Dreams" (Foto: Divulgação)

Já disponível na HBO Max para toda a América Latina, a série documental "Formula Dreams" conta as histórias de cinco jovens – Antonella, Heitor, Wagner, Gabriel e Murilo – que compartilham um mesmo sonho: ser a próxima estrela brasileira da Fórmula 1. São dez episódios que mostram detalhes do dia a dia desse grupo de crianças com idades entre oito e 12 anos que crescem no ambiente de alta velocidade do karting competitivo. Trata-se do primeiro conteúdo próprio da Story Productions que estreia no streaming.

Heitor Farias, de oito anos, mora com cuidadores em um motorhome próximo ao autódromo para se manter focado na carreira. Gabriel Koenigkan, também de oito anos, é rival de Heitor e luta para dominar os nervos antes de cada corrida. Para Antonella Bassani, 12, o principal desafio é mostrar seu valor em um universo tradicionalmente dominado pelos meninos. Wagner Santilli, de nove anos, fica dividido entre sua amizade e admiração por Heitor e sua própria determinação para ganhar o campeonato. E Murilo Rocha, oito, é o mascote "não-oficial" do grupo. 

"O projeto surgiu junto com um amigo jornalista, correspondente irlandês. Estávamos buscando pautas para documentários que pudessem ter interesse fora do Brasil e, naquela época, em 2011, meu amigo conhecia um jovem piloto cujo pai era irlandês. Foi quando pisei pela primeira vez em um kartódromo e lá nos encantamos com aquele universo de crianças e pais em alta velocidade. O projeto original não vingou, mas a semente estava plantada na minha cabeça e acreditamos que a história dessas famílias retratadas em 'Formula Dreams' é universal", contou Nick Story, showrunner e produtor executivo da série, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. Story mora no Brasil há 18 anos. De pai inglês e mãe austríaca, o produtor é de nacionalidade francesa e britânica. Ele é casado com a brasileira Isabel de Almeida Prado e, juntos, produziram a série.

Os produtores Nick Story e Isabel de Almeida Prado (Foto: Divulgação)

"Formula Dreams" mostra situações comuns na rotina dessas crianças: a adrenalina da vitória, a tristeza e decepção da derrota, a pressão para vencer, a rivalidade e os riscos, e ainda os momentos de brincadeiras e a amizade. "Temos consciência da nossa responsabilidade ao retratar as crianças de forma muito positiva, leve e estimulante. Cuidamos muito desse aspecto no momento da escolha dos cortes e buscamos mostrar o ponto de vista das crianças nesse ambiente competitivo adulto", disse Almeida. 

Esse foi o primeiro conteúdo próprio criado pela Story Productions. "Através dessa série, conhecemos muitas pessoas extremamente talentosas, que doaram um pedaço de si para o 'Formula Dreams'. O projeto criou a produtora e nos abriu muitas portas", analisou Almeida. Ela acrescentou: "Acreditamos muito nessa série. A paixão pelo automobilismo é genuinamente brasileira, mas a história das crianças e suas famílias é universal". 

Para a produtora, o maior desafio foi gravar com crianças e famílias reais. "Cada uma tinha uma expectativa em relação ao seu filho e nós tínhamos uma preocupação com a narrativa, em criar uma história interessante. Não eram necessariamente interesses que convergiam, e as famílias que aceitaram que suas crianças participassem foram muito parceiras conosco em todos os momentos", explicou. 

Story completou: "Tentamos ficar o mais perto possível da ação e do olhar das crianças, pois é um trabalho de observação, demandando muita paciência para gravar. Não fizemos a 'roteirização' da realidade, mas sim filmamos o que estava acontecendo com nossos jovens pilotos durante o campeonato, dentro das pistas e nos bastidores. Era imprevisível e, com o tempo, a história foi se desvendando para nós. Fomos aos poucos descobrindo a receita e o tom da série". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui