Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) CNN Brasil é lançada com modelo multiplataforma e ênfase no ao vivo

CNN Brasil é lançada com modelo multiplataforma e ênfase no ao vivo

Lançamento da CNN Brasil apresenta estrelas do canal, em São Paulo

A CNN Brasil foi oficialmente lançada nesta segunda, dia 9, em São Paulo, em um grande evento em que foi apresentada a grade do novo canal, com a participação dos principais âncoras e jornalistas. A CNN Brasil estreia dia 15 de março, primeiro pelas plataformas digitais, às 18:00, e depois na TV paga, a partir das 20:00. Comenta-se sobre a possibilidade de uma parceria com alguma emissora aberta, mas nada foi anunciado no lançamento. 

Destaque-se que a CNN Brasil anunciou uma grade de telejornais brasileiros que ocupa toda a programação da manhã até o início da madrugada. A partir das 23:00 começam a ser exibidos conteúdos da CNN internacional e também programas da BBC. Para a operação brasileira há 450 profissionais, sendo 160 apenas no jornalismo.

Digital em destaque

A cerimônia de abertura, um grande destaque foi dado às plataformas digitais, que incluem app com os conteúdos em áudio (podcasts), texto e programas em vídeo exclusivos para a plataforma, além do portal com todo o conteúdo de todas as plataformas.

Também foi dado grande destaque aos patrocinadores, especialmente Santander e Cielo, cujos CEOs foram chamados a falar sobre suas expectativas para o canal.

A distribuição em TV paga foi destacada com a unificação do canal nas principais plataformas (canal 577), mas nenhum operador foi chamado a falar sobre o lançamento. José Félix, presidente da Claro Brasil, era o principal executivo do mercado de telecomunicações presente.

Apoio da AT&T

Durante a solenidade, foram exibidas mensagens gravadas do CEO da AT&T mundial, Randall Stephenson, que ressaltou a importância do mercado brasileiro e disse que o “Brasil é um mercado importante, que parece estar está evoluindo na direção correta e que as regras começam a ficar mais claras”. A AT&T conseguiu, recentemente, a sinalização positiva da Anatel sobre a compra da WarnerMedia, controladora direta da CNN. Destaque-se que o grupo norte-americano não é acionista da CNN Brasil. A CNN Internacional tem apenas um contrato de licenciamento de marca com controle sobre alguns dos aspectos relacionados ao uso de marca e padrão de qualidade com a CNN Brasil, além da troca de conteúdos e compartilhamento de tecnologias. O presidente da CNN nos EUA, Jeff Zucker, também declarou em mensagem gravada que o Brasil terá uma das maiores afiliadas da CNN no mundo e que nunca houve um momento tão importante para a notícia.

Douglas Tavolaro, CEO e acionista responsável pelo desenvolvimento do projeto da CNN Brasil, agradeceu em sua mensagem de abertura o apoio dos patrocinadores e das empresas de distribuição do canal e pontuou que será um canal com um alcance inicial de 60 milhões de pessoas. Ele ressaltou em diversos momentos o exemplo da CNN internacional, que este ano completa 40 anos, e disse ter em Ted Turner, fundador da CNN, um exemplo. Tavolaro também reiterou o que tem dito sobre a linha editorial do canal: “Não seremos um canal de direita nem de esquerda. Seremos transparentes e plurais, com isenção e equilíbrio”, afirmou.

Mensagem política

O principal investidor e acionista da CNN Brasil, Rubens Menin, presidente do conselho da emissora e do grupo MRV, disse ter ficado convencido do projeto desde que foi apresentado a ele há dois anos e ter conhecido as instalações da CNN nos EUA, em Atlanta. Para Menin, o jornalismo da CNN pode ajudar o Brasil na promoção da educação e da informação, necessários à competitividade e ao desenvolvimento econômico do país; retenção de talentos e mão-de-obra qualificada no país; e promoção de ações positivas como projetos de filantropia.

“Imprensa e educação fazem parte do mesmo universo. A imprensa prepara o terreno da semente da educação”, disse. Coube a Menin também dar uma mensagem política: “Em 2013 houve uma mensagem das ruas. A política hoje já é muito melhor. Ainda pode evoluir, mas o nível da política está melhorando e contamos com vocês”, disse o presidente do conselho da emissora, dirigindo-se às autoridades presentes.

O evento mostrou prestígio político da CNN Brasil. Estavam presentes à solenidade o vice-presidente e presidente em exercício, Hamilton Mourão; os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia; Senado, Davi Alcolumbre; e Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; e ainda governadores como os de São Paulo, João Dória; Rio de Janeiro, Wilson Witzel; e Minas Gerais, Romeu Zema; além de Senadores e Deputados.

1 COMENTÁRIO

  1. Um gde passo para o Jornalismo independente no Brasil, a CNN chega sem necessitar de capital estatal para trabalhar e colocar as coisas como elas ocorrem de VERDADE.
    Gostaria de saber o contato da emissora CNN.
    Obrigado desde já aguardo.

Deixe um comentário para Walter Jardim Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile