Mônica Iozzi discute política em novo programa do Canal Brasil

Política, no sentido mais amplo da palavra, para além das disputas partidárias, é o tema central de "Fale Mais Sobre Isso Iozzi", programa que estreia no Canal Brasil na próxima segunda-feira, dia 14 de março, às 21h45 – na mesma data, os três primeiros episódios estarão disponíveis no Globoplay + Canais ao Vivo e Canais Globo. A direção é de André Barcinski. 

Na atração, Mônica Iozzi convoca personalidades dos mais diversos campos da cultura brasileira – entre jornalistas, artistas, escritores, filósofos e juristas – para discutir diversas questões ao redor do assunto. Tudo isso com o humor afiado característico da apresentadora, mas, ao mesmo tempo, de forma leve e informativa, reunindo diferentes opiniões. E para deixar a atração com a cara do Canal Brasil, os programas são ilustrados com trechos curtos de filmes brasileiros.

"Há muito tempo tenho vontade de fazer um programa que falasse sobre política. Sempre senti, conversando com o público nas ruas e nas redes sociais, um desinteresse muito grande pelo o assunto. Isso acontece por dois motivos: ou porque as pessoas estão completamente descrentes e acham que a política é uma engrenagem totalmente corrompida ou por desconhecimento mesmo, isto é, por não entenderem minimamente como as instituições funcionam. Eu quis juntar essas duas coisas e falar de um jeito que as pessoas entendessem como é o funcionamento básico do mecanismo político e também abordar o futuro da política, a importância que tem a gente se interessar por ela", contou Mônica Iozzi em coletiva de imprensa de apresentação do programa. 

A primeira temporada terá 13 episódios e convidados como Marcelo Adnet, Leandro Karnal, Fábio Porchat, Pedro Bial, Djamila Ribeiro, Marina Silva, Supla, Luis Lobianco, Jup do Bairro, BNegão, Elisa Lucinda, Samantha Schmutz e o cantor Falcão, além de especialistas. Em cada episódio, Mônica conversa com dois ou três convidados sobre um tema. "Como se faz um país?", "Ideólogo é você", "As dores e as delícias da democracia", "Os três poderes", "Cada um por si ou o Estado por todos", "Religião e política: Misturar ou não", são alguns dos assuntos que serão discutidos. 

"Também era uma vontade minha falar com pessoas de várias áreas diferentes. Temos artistas, historiadores, escritores. E intelectuais, para que possamos falar de política com propriedade. Todos conversam de um jeito fácil, acessível e nada rebuscado", garante Iozzi. "Enxergo o programa como uma roda de conversa. Existem opiniões diferentes e pessoas que até concordam, mas trazem aspectos distintos de uma mesma opinião. E os próprios convidados fazem perguntas uns aos outros", adianta. 

Temas e convidados 

No episódio de estreia, Iozzi recebe Leandro Karnal, Fábio Porchat e Majur para tentar responder à questão "O que é política?". Para isso, começa explicando a etimologia da palavra "política" e recorrendo a pensadores como Aristóteles, Platão, Thomas Hobbes, Rousseau, Marx e Norberto Bobbio para mostrar como eles responderam a essa pergunta. 

No programa seguinte, Heloisa Starling, Luís Lobianco e Bnegão debatem sobre "Como se faz um país?". O terceiro episódio tem o título "Ideólogo é você" e os convidados são Sérgio Rodrigues e Marcelo Adnet. Com Pedro Bial e Djamila Ribeiro, na quarta semana, ela explica o que são "Os três poderes". No quinto programa, o tema é "Tecnologia ajuda ou atrapalha a política?", e os convidados são Francisco Brito Cruz, Supla e Samantha Schmutz. "As dores e as delícias da democracia" é o que pauta o sexto episódio, em que Mônica recebe Lilia Schwarcz, Elisa Lucinda e AD Junior. Na semana seguinte, ela tenta responder à pergunta "Partido político – um mal necessário?", com Celso Rocha De Barros, Xico Sá e Jup do Bairro. 

Na segunda metade da temporada, Mônica discute "Eleição, o caos que vale a pena" com Jairo Nicolau, Falcão e Maeve Jinkings; "Impostos: por que pagamos?", com Bernard Appy, João Marcello Bôscoli e Mauro Silva; e "Cada um por si ou o estado por todos?", com Samuel Pessoa e Cláudio Manoel. Na semana seguinte, a apresentadora conversa sobre "Religião e política: misturar ou não?" com Dr. Hédio Silva Junior e Marina Silva. O 12º tem o título "Corrupção na política" e recebe Bruno Carazza, Karine Telles e Welder Rodrigues. Para encerrar a temporada, Iozzi convida Hélio De La Peña e Preto Zezé a pensarem sobre "A política de que dá certo".

Humor x Política 

Iozzi ressalta que o humor está ligado à política desde sempre. Um exemplo são as charges dos jornais, que normalmente traziam política como tema. "O humor é uma ferramenta interessante para colocarmos uma lente de aumento em tudo o que está acontecendo. Convidar as pessoas para refletirem sobre um tema rindo fica mais fácil. O humor tem essa capacidade de fazer com que as pessoas prestem atenção num tema e se questionem a respeito, muitas vezes sem perceber. No programa, a ideia do humor está mais relacionada com deixar as pessoas livres para falarem da maneira que quiserem. A política é um tema muito frutífero para o humor. Nessa roda de conversa, o humor vem de maneira natural e de maneira nenhuma entra em conflito com o tema do programa", avalia. 

Estreia em ano eleitoral 

É claro que o fato de estarmos em ano eleitoral é relevante e torna a estreia do programa ainda mais oportuna. "Havia uma preocupação muito grande de lançar em ano eleitoral. Nos questionamos a respeito do que daria ou não para falar. Mas fomos vendo que não seria um problema. É claro que vamos falar da política atual, mas de uma maneira macro. Não abordamos diretamente as notícias do momento, e sim abordamos a política de uma maneira bem abrangente", explica a apresentadora. "Mas acho ótimo estrearmos em ano eleitoral porque a ideia do programa é atrair as pessoas para a política. Eu tenho a esperança de que a gente consiga fazer com que as pessoas se aproximem da política, entendam melhor, vejam que dá para ter esperança. Quem sabe se informando melhor, votem melhor. Sei que são expectativas altas, mas temos que ter esse olhar de esperança", conclui. 

"Fale Mais Sobre Isso, Iozzi" vai ao ar às segundas, às 21h45, com reprises às quintas, às 14h; aos sábados, às 7h30; e aos domingos, às 10h15. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui