Rio2C retoma evento presencial e aposta na desaceleração e no consumo inteligente como fios condutores da edição 2022

Sempre conectado com as tendências dos mais variados mercados desde a sua concepção, o Rio2C volta em 2022 apostando na desaceleração – ou slow content – e no consumo inteligente como fios condutores da próxima edição, que acontece na Cidade das Artes, de 26 de abril a 1º de maio. Mesmo com a ampliação de eventos exibidos virtualmente durante a pandemia, o Rio2C insiste em preservar a sua essência de ser um lugar de encontro, de troca de experiências e de fomento de ideias in loco. Nesta quinta-feira, 10 de março, o evento promoveu uma apresentação ao mercado sobre os detalhes e novidades de sua edição 2022. 

"A oferta de conteúdo virtual é uma realidade que vai estar cada vez mais presente, mas nós acreditamos no encontro presencial, nas conversas que acontecem nos intervalos das atrações e na imersão do público nos conteúdos apresentados. O que a gente mais ouve nos corredores do evento são os próprios artistas, os criadores e os produtores afirmando a loucura tão grande que vivem no dia a dia, sem tempo para respirar, encontrar os parceiros e amigos em um ambiente sem pressão. Isso está totalmente ligado à questão do slow content e doconsumo inteligente que vêm como pano de fundo do conteúdo que estamos propondo para essa edição. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente", refletiu Rafael Lazarini, criador do maior encontro de criatividade da América Latina, que celebra também em 2022 os dez anos do RioContentMarket, evento de mercado do audiovisual precursor do Rio2C.  

Mesmo após o hiato forçado de dois anos de pandemia que interrompeu as atividades ao redor de todo o planeta, o evento continua investindo no seu formato multidisciplinar – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, contemplando novos temas e seções em sua programação. Se a última edição, em maio de 2019, movimentou mais de R$ 250 milhões a partir de uma extensa grade de palestras, shows, atividades e encontros de negócios voltados para um público de mais de 25 mil profissionais e entusiastas dos segmentos de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, a edição de 2022 terá uma série de novidades.

Inteiramente repaginada, a estrutura interna do evento será composta por palcos separados por assuntos, de modo a receber os novos conteúdos da programação e para melhor atender aos interesses específicos do público. 

Além dos setores de educação e mercado literário, já incluídos na programação do evento presencial que terminou não acontecendo em 2020, o próximo Rio2C incorporará outros campos da indústria criativa como arquitetura, design, moda e gastronomia, com foco nos processos e nas tendências das áreas aplicados à vida cotidiana. A pauta do evento contemplará ainda assuntos urgentes para a sociedade, como questões relacionadas à sustentabilidade, diversidade e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança), bem como as tendências que redefinirão o trabalho e as empresas, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada (lifelong learning) e nas profissões do futuro.

Com a maior abrangência de conteúdo e o intuito de atrair um público ainda mais diversificado, o Rio2C passa a comercializar ingressos diários, uma vez que antes havia somente a opção da compra de um passaporte para todos os dias de evento. "O objetivo é tornar o evento mais democrático. O agrupamento de conteúdo vai na linha de criar esses novos espaços temáticos para aumentar a participação do público em geral. Expandimos também a nossa visão de curadoria, que agora fica mais dinâmica, fluida e colaborativa", afirmou Lazarini.

Impactos da pandemia 

Embora a pandemia não seja o tema matriz da conferência, seria impossível não abordar no evento os seus efeitos na indústria criativa, bem como as alternativas e soluções buscadas para contorná-los. Estabelecida dentro de algumas das áreas mais afetadas pelo Covid-19, a de eventos, de entretenimento e da indústria criativa propriamente dita, o Rio2C também precisou buscar novos caminhos para conseguir se sustentar ao longo do período.

"A pandemia teve um impacto não só na indústria de eventos, mas na indústria criativa como um todo. Os setores nos quais nos encaixamos, principalmente o do audiovisual e o da música, passaram por um momento complicadíssimo. Precisamos fazer uma ginástica muito grande para manter o evento de pé. A pandemia chegou forte no Brasil a menos de dois meses da realização do evento, os patrocinadores já estavam todos fechados conosco e foram muito parceiros durante todo o período. Assim, o que conseguimos fazer basicamente foi congelar o projeto. Ou seja, o projeto que estamos entregando agora em 2022 é uma versão atualizada e turbinada daquele projeto de 2020 que não foi realizado", contou.

Criação de conteúdo 

Em 2020, na janela em que seria realizada o evento presencial, o Rio2C exibiu uma versão inédita e compacta do evento com conferências e rodadas de negócios em formato virtual, e na sequência lançou uma nova marca, o @live, com uma trilogia de novos programas veiculados no site e canal de YouTube da marca.

A primeira foi uma série de oito episódios intitulada "Pretérito do Futuro", em que o empreendedor e futurista Guga Stocco revisitou os futuros, tendências e novas tecnologias levantadas em edições anteriores do evento presencial. Em seguida, exibiu o programa "Você não Sabia", em paceria com o TikToker Antonio Miranda, onde ao longo de dez episódios de curta duração foram abordados de maneira didática, leve e divertida temas sobre tecnologia, ciência e educação. Para encerrar a safra, atualmente está em produção a série de 40 episódios "Diálogos", um bate-papo informal com importantes nomes da indústria criativa das áreas do audiovisual, música, games e inovação, que pretende já servir como degustação do conteúdo que será apresentado no evento presencial em abril.

Divisão de palcos 

Em 2022, o braço de conteúdo do Rio2C se apresenta em palcos diferentes. O primeiro deles é o Global Stage, um palco com apresentações das tendências que irão impactar o nosso futuro. Serão palestras e debates com renomados especialistas da cena global de inovação e criatividade, dividindo espaço com grandes nomes brasileiros do setor.

Já o Brainspace é um espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas que surpreendem o público. O Brainspace "é a ciência transformada em entretenimento".

A House of Brands é o palco para quem quer mergulhar no universo das marcas, conteúdo, marketing, mídia, publicidade e propaganda.

O Storyvillage é o espaço que reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros e da composição.

O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

O Biodom abordará as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta. Temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro serão apresentados por grandes especialistas desse universo.

O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás da tecnologia, mas também como essa mesma tecnologia impacta os seres humanos, assim como os movimentos disruptivos que mudarão o mundo como o conhecemos.

O Cyberstage vai celebrar e dissecar a indústria de games e eSports reunindo os principais players desse universo para falar de temas como metaverso, criptomoedas, NFTs e realidade aumentada, entre outros.

O Screening Room debaterá e estimulará a reflexão sobre o universo do audiovisual, a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento e coprodução. 

Por fim, o Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

Summit e Áreas de Mercado  

O primeiro dia do Rio2C engloba o "Summit Marcas e Conteúdo". Trata-se de um dia para ouvir, aprender e se conectar com profissionais renomados de um segmento específico do mercado que discutem temas relevantes, debatem mudanças e indicam tendências. "A gente entende que não é todo mundo que consegue ficar durante três, quatro dias no evento. O Summit é um dia condensado, específico de determinadas temáticas", explicou Lazarini. 

Além dos palcos, o Mercado no Rio2C continua forte. Audiovisual, Inovação e Música são os três pilates que trazem grandes oportunidades para players, artistas, startups e investidores, entre outros. 

No Mercado de Audiovisual, o Rio2C impulsiona a indústria conectando executivos, criativos, produtores e distribuidores nas rodadas de negócios – uma oportunidade ímpar para apresentação de projetos em reuniões exclusivas com players nacionais e internacionais. Este ano, o mercado chega com 210 players, sendo 76 deles internacionais. No evento, mais de 320 executivos representam esses players. E entre o número total, 34 são inéditos, isto é, participam do encontro pela primeira vez. Dentre esses inéditos, 30 são internacionais. "É um excelente indicador para o mercado de que as coisas estão voltando com força e que o Brasil está bem observado pelo mercado internacional", ressaltou o criador do encontro. 

Já o Mercado de Inovação tem o objetivo de fomentar e proporcionar conexões do Ecossistema de Inovação da Indústria Criativa Nacional e Internacional tornando-se referência no crescimento exponencial para Startups. 

E no Mercado de Música, artistas e bandas concorrem para se apresentarem ao vivo no palco do PitchingShow. Além do público do Rio2C, eles se apresentarão para uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria – entre produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business. Em 2020, foram 600 talentos inscritos, mas que infelizmente não chegaram a se apresentar. Esses nomes seguem inscritos na edição 2022 e, agora, as inscrições abrem novamente para que outros artistas também tenham a oportunidade de participar. 

Estúdio digital 

Apesar do evento ser realizado inteiramente de forma presencial, neste ano haverá um espaço virtual dentro do site dedicado a materiais exclusivos. Na Cidade das Artes, haverá um estúdio 3D, ambientado na Floresta da Tijuca, com uma pegada futurista. De lá, sairão conteúdos especiais, como entrevistas, bate-papos e games, que poderão ser acompanhados online. 

Patrocínio 

O Rio2C conta com patrocínio master da Petrobras e, este ano, o Banco do Brasil entra como novo patrocinador do evento. O banco abrirá, a partir do dia 15, uma pré-venda de ingressos com benefícios especiais para clientes Ourocard. 

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