Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Iniciativa traz levantamento de fundos internacionais de financiamento ao audiovisual brasileiro

Iniciativa traz levantamento de fundos internacionais de financiamento ao audiovisual brasileiro

Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso estão lançando o projeto “Show me the Fund”. As três entidades, em parceria coom a LatAm cinema, portal de informação especializado na indústria do cinema latino-americano, produziram um material que oferecerá aos brasileiros uma triagem ampla e customizada de fundos de financiamento, que poderá ser acessada pelo público. 

A pesquisa apresenta os recursos internacionais disponíveis para as mais diversas fases da produção, do desenvolvimento à distribuição. Cada edição contém dez fichas individuais sobre fundos e iniciativas estrangeiros, em países de diferentes continentes, de origem pública ou privada, para formatos e gêneros variados, junto com suas especificidades e modo de acessá-los. “Há tempos que o audiovisual nacional busca diversificar suas fontes de financiamento, e com essa parceria, um diretório exclusivamente produzido para brasileiros traz luz ao primeiro e fundamental elo da cadeia produtiva: os agentes financiadores”, comenta em nota Mauro Garcia, Presidente Executivo da Bravi. 

A iniciativa pretende auxiliar a busca por fontes alternativas e oportunidades de financiamento para obras variadas, voltadas tanto ao cinema quanto à televisão, e que podem ser em formatos e gêneros variados, como documentários, animações e ficções. O material reúne um perfil de cada fundo disponível, que pode ser uma alternativa para o financiamento tanto de projetos como de talentos no mercado internacional. Ao todo, serão apresentadas 50 oportunidades em cinco publicações, e a primeira parte dessa lista inclui desde um dos mais importantes fundos para o cinema latino-americano, como o francês Aide Aux Cinémas du Monde, com cerca de 250 mil euros em financiamento para filmes de diretores consolidados, até oportunidades menores, como as oferecidas pelo canadense Alter-Ciné para jovens documentaristas, com valor de 3700 a 7400 dólares. 

Ao mostrar fundos com propostas diferentes, o “Show me the Fund” poderá também contribuir para diversificar a atuação dos produtores brasileiros. “Eles terão acesso a um material didático que certamente fará crescer o número de oportunidades do Brasil no exterior. A iniciativa traz também bastante esperança para que muitas produções em andamento sejam finalizadas”, explica Simoni de Mendonça, presidente do Siaesp – entidade responsável pelo Programa Cinema do Brasil. 

O webinário de lançamento oficial do “Show me the Fund” será no dia 11 de agosto. Mais informações serão divulgadas em breve.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile