O IV Concurso IV do Memória do Esporte Olímpico recebeu inscrições de 166 projetos de curtas documentários, dos quais 135 foram considerados validados. Do total, 46% são do estado de São Paulo, 32% do Rio de Janeiro e 22% de outros estados – Bahia, Distrito Federal, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Uma comissão técnica formada por Lina Chamie, Heber Moura Trigueiro, Elisa Tolomelli, Newton Cannito e José Trajano fará a avaliação dos projetos e escolherá os títulos habilitados a participar do pitching, a ser realizado no final de março. Cada um dos oito projetos vencedores receberá R$ 230 mil para produzir seu filme.
Os recursos para a produção dos documentários somam R$ 1,84 milhão e os filmes a serem produzidos serão exibidos no Canal ESPN e outras janelas, além de fazerem parte do acervo do Memória do Esporte, que tem como principal objetivo o resgate e a divulgação da história dos atletas olímpicos brasileiros.
Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o projeto é patrocinado pela Petrobras, ESPN e EBrasilenergia e tem o apoio da ABPITV, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. Memória do Esporte Olímpico Brasileiro está com sua continuidade garantida até as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.