Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Média de consumo de TV do brasileiro aumentou 34 minutos nos últimos...

Média de consumo de TV do brasileiro aumentou 34 minutos nos últimos cinco anos

A Kantar Ibope Media apresenta uma nova edição do estudo Inside TV, que mapeia como, quando, quanto e onde o brasileiro consome TV. Entre os principais insights, está o fato de que o conteúdo em vídeo é o mais visto entre brasileiros, consumido por 99% dos respondentes da população. A resposta engloba os formatos de TV pela internet, TV aberta, Pay TV, sites, aplicativos, video on demand e vídeos gratuitos na internet. 

A TV continua em destaque – segundo o estudo, nos últimos cinco anos o tempo médio de consumo diário no Brasil aumentou em 34 minutos, saltando de 6h07 para 6h17 apenas entre 2018 e 2019. Entre as regiões que mais assistem televisão, está a Norte em primeiro lugar, com 6h30, e a Sudeste em segundo, com 6h29. No compartivo com o resto do mundo, a diferença de consumo dos brasileiros chama a atenção, uma vez que a média diária mundial é de 2h55 – o que significa que, no Brasil, ela é maior que o dobro. 

O estudo conclui ainda que o conteúdo de TV é diverso e consumido em larga escala por diferentes perfis, sendo que cada pessoa assiste, em média, cerca de oito gêneros de televisão. Nos anos 2000, o mercado trabalhava com 14 gêneros diferentes de TV – em 2019, o número mais que dobrou e, hoje, são 32. No meio da TV paga, os assinantes estão consumindo cada vez mais do conteúdo disponível em seus pacotes: entre eles, a proporção de tempo dedicado ao consumo de Pay TV em relação ao total de TV foi de 34% em 2010 para 43% em 2019. O estudo define que os fãs de TV por assinatura são pessoas conectadas, com mais acesso à internet e a diferentes devices do que a média da população. 

Em relação à publicidade, 29% dos entrevistados respondeu que, enquanto assiste TV, pesquisa na internet mais informações sobre produtos anunciados na programação. Com isso, define-se uma nova categoria de publicidade: o shopvertising, que é quando a TV converte em compra o produto que anuncia. O modelo, nos últimos anos, tem sido potencializado, com cada vez mais interatividade entre a audiência e a TV. Só em 2019, foram registradas quase 15 mil novas marcas anunciando no comercial da televisão, com destaque para aquelas cujo negócio é nativo do digital – entre elas, houve um aumento de 48% de inserções em relação a 2018. 

A pesquisa também traz um índice que mede a relação entre o tempo de exibição e o tempo consumido de uma programação. Números acima de 100 significam uma alta intensidade de consumo. Pelo estudo, concluiu-se que o ranking de intensidade é maior no gênero novela, mas os gêneros ao vivo também ganharam muita relevância entre os consumidores. O fato se reflete nas redes sociais: os gêneros mais comentados nas plataformas foram reality shows, séries, novelas, premiações e esportes. Em 2019, as conversas sobre conteúdo em vídeo atingiram 21 bilhões de impressões no Twitter. Já a TV segue dominando a rede, com 15 vezes mais impactos do que os vídeos on demand.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile