A 15ª edição do Festival comKids tem neste ano uma competição que busca pelo conteúdo digital interativo que contribui com a formação cultural e educacional das infâncias e juventudes contemporâneas. O evento híbrido e gratuito, que acontece na cidade de São Paulo e conta com a transmissão de atividades na Internet, tem foco na recente produção audiovisual, digital e interativa infantojuvenil, produzida e criada na Ibero-América. As obras podem ser inscritas até o dia 25 de abril, via formulário online.
Neste ano, o comKids conta com três ações: a Competição de obras digitais e interativas infantojuvenis, nas categorias App, Game, Livro Digital, Lúdico Digital, Projeto 360º e Podcast; a Mostra Audiovisual, com produções para o público infantojuvenil; e as Atividades formativas, com painéis e workshops que colocam em pauta os debates da atualidade na área, a formação profissional e o fomento do setor da produção cultural audiovisual, digital e interativa para crianças. A novidade nesta edição é a criação de uma nova categoria, a Lúdico Digital, que inclui projetos ou experiências digitais que envolvem gamificação, ludificação, engajamento saudável e outras originalidades.
A competição de conteúdos interativos do Festival comKids acontece a cada dois anos, desde 2018. Em 2022, foram 72 inscritos, com destaque para os conteúdos de multiplataforma, com 23 produções, e os livros digitais, com 18 títulos. Oito países ibero-americanos tiveram suas obras exibidas, com a maioria brasileira – 44 -, e Colômbia e Argentina também com volume a ser destacado – dez e nove, respectivamente.