SescTV apresenta o programa inédito "Cena Inquieta"

Na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, às 23h, o SescTV estreia o programa "Cena Inquieta", de Toni Venturi. A produção traz depoimentos de artistas e diretores que, inseridos em seus grupos teatrais, realizam trabalhos relevantes de experimentação de linguagem ligados às questões de gênero, ao teatro negro, e ao teatro de viés político e social. Na mesma data, o conteúdo estará disponível gratuitamente pelo site do SescTV.

A atração ainda investiga as formações, conceitos e trajetórias do Grupo Clariô de Teatro e Capulanas Cia. de Arte Negra. Em visita ao Grupo Clariô, localizado em Taboão da Serra – São Paulo, as câmeras acompanham a preparação para mais um espetáculo e registram depoimentos do ator e cenógrafo Alexandre Souza sobre o início do grupo, em 1998 – ano em que ele conheceu Naloana e Naruna, suas colegas de cena e idealizadoras do Clariô.

Já a Capulanas Cia. de Arte Negra, desde sua criação, foi marcada por um processo de violência simbólica. Ao programa, a atriz Adriana Paixão fala sobre a experiência que as atrizes da Capulanas tiveram ao estudar no curso de Comunicação e Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, onde, segundo ela, o capital cultural negro era desprezado. "Entendemos a necessidade de não dar continuidade às narrativas de escravas, empregadas domésticas ou de figurantes", explica Paixão sobre a criação do grupo que destaca o protagonismo da mulher negra. Além de Adriana, o coletivo foi formado por Débora Marçal, Priscila Obassi e Flávia Rosa. Assista ao teaser do programa: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui