2ª Mostra Competitiva Nacional de Cinema Feminino CineMarias abre inscrições 

1ª Mostra CineMarias (Foto: Thais Gobbo)

As inscrições para a 2ª Mostra Competitiva Nacional de Cinema Feminino CineMarias estão abertas até o dia 1º de junho. O evento será realizado em formato presencial, entre 31 de agosto a 2 de setembro, o Cine Metrópolis (Ufes), na cidade de Vitória, no estado do Espírito Santo.

Podem ser inscritos filmes brasileiros dirigidos por mulheres trans, cis, travestis e pessoas não-binárias, produzidos a partir de 2019 com duração de até 25 minutos. Cada proponente pode enviar até duas obras dos gêneros documentário, ficção, animação ou híbrido. As selecionadas irão compor as duas mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e capixaba). As realizadoras concorrerão ao troféu CineMarias de Melhor Filme e Melhor Direção em ambas as categorias. 

Durante a Mostra de 2023, além da exibição dos filmes, o público também vai participar de mais de 30h de uma programação que conta com workshops e masterclassesde criação gratuitos. Também será a oportunidade de prestigiar o lançamento dos filmes-poesia produzidos durante o LAB Audiovisual Imersivo CineMarias. As obras inéditas serão inspiradas em denúncias feitas com base na Lei Maria da Penha e nas vivências das próprias participantes que sofrem com o assédio, misógina, violência de gênero e também em seus sonhos e fabulações de novos futuros. Ao todo, o LAB recebeu 289 inscrições, residentes de sete municípios da Grande Vitória: Guarapari, Viana, Fundão, Cariacica, Vitória, Serra e Vila Velha. A maioria das candidatas é negra e 82% já sofreu ou presenciou algum tipo de violência.

Inspirada no conceito de território decolonial e entendendo o corpo como um território por si só, a Mostra CineMarias, em sua segunda edição, traz como provocação o tema Corpos (in)Visíveis. O intuito é combater e dar visibilidade à disputa de narrativas e ao apagamento histórico imposto aos corpos e territórios de identidades femininas pretas, pardas e indígenas e suas interseccionalidades. 

O CineMarias tem o patrocínio da ES Gás, do Instituto Cultural Vale e do Grupo Carrefour Brasil, e conta com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Faculdade Faesa, e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Comvides). A produção é da Odoyá Arte e Cultura, Machê e Terreiro de Ideias. A realização é da Lúdica Audiovisual e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui