Canal Brasil reexibe a série documental "Noites de Festival", de Renato Terra e Ricardo Kalil

Reestreia na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, às 22h, no Canal Brasil, "Noites de Festival", série documental em seis episódios que traz trechos inéditos dos depoimentos gravados originalmente para o filme "Uma Noite em 67". Entre os entrevistados estão Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jair Rodrigues, Zuza Homem de Mello, Nana Caymmi, Ferreira Gullar, Nelson Motta e Paulinho Machado de Carvalho, entre outros. Além disso, Paulinho da Viola e Tárik de Souza deram depoimentos exclusivos para a série, que conta ainda com muitas imagens raras de arquivo.

A série é dirigida por Renato Terra e Ricardo Calil que, além de "Uma Noite em 67", também dirigiram o filme "Narciso em Férias", disponível no Globoplay, sobre a prisão de Caetano Veloso. Terra também assina a série documental recém-lançada "O Canto Livre de Nara Leão", também do Globoplay.

"Quando fizemos as entrevistas, pensávamos que 'Uma Noite em 67' poderia citar outros festivais. Essa ideia foi descartada durante a montagem. Mas, quando sentamos para entrevistar o Chico Buarque, por exemplo, falamos de 'Sonho de um carnaval', que ele inscreveu no Festival da Excelsior de 1965; de 'A Banda', com a qual ele ganhou o Festival da Record de 1966; de "Sabiá" (parceria com Tom Jobim), que venceu o Festival Internacional da Canção de 1968. Chico também contou uma história pouco conhecida de como criou uma situação inusitada em 1971 para denunciar a censura. Caetano falou de 'É Proibido Proibir'. Jair Rodrigues deu um lindo depoimento sobre 'Disparada' (Geraldo Vandré / Theo de Barros). E assim fizemos todas as entrevistas", explica Renato Terra.

O primeiro episódio mostra o início da Era dos Festivais e o primeiro grande sucesso: "Arrastão" (Edu Lobo / Vinícius de Moraes), numa interpretação antológica de Elis Regina. "Encontramos quase toda a apresentação da Elis. Eu nunca tinha visto um trecho tão longo", lembra Terra. 

O segundo episódio, que será exibido dia 21, traz o empate entre "A Banda" (Chico Buarque) e "Disparada" (Geraldo Vandré / Theo de Barros) no Festival da Record de 1966. Há ainda episódios sobre o Tropicalismo nos festivais, especialmente o histórico discurso de Caetano Veloso em "É Proibido Proibir"; o embate entre "Sabiá" (Chico Buarque / Tom Jobim) e "Pra não dizer que não falei das flores" (Geraldo Vandré) no Festival Internacional da Canção de 1968; e sobre os demais festivais até 1972 com o sucesso de "Fio Maravilha" (Jorge Benjor) cantado por Maria Alcina para um Maracanãzinho lotado.

"O filme e a série bebem diretamente na fonte do livro 'A Era dos Festivais – Uma Parábola', do Zuza Homem de Mello. O primeiro depoimento da série é dele. Pela influência direta que o Zuza teve no nosso trabalho e por reconhecer sua importância para a música brasileira, gostaríamos de dedicar 'Noites de Festival' a ele", completa Ricardo Calil.

Os episódios vão ao ar às segundas, às 22h, com reprises às quintas, às 14h, e aos sábados, às 7h30. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui