JBTV começa com R$ 20 milhões e breakes a R$ 5 mil

A JBTV, que estréia em abril, inicialmente com seis horas de programação (a partir das 18h) e viabilizada a partir das instalações e freqüências hoje ocupadas pela rede CNT, nasce com um investimento modesto em se tratando de televisão: R$ 20 milhões. Segundo Daniel Barbará, presidente do grupo CBM (Companhia Brasileira de Multimídia, dona do canal), tal investimento deve retornar ao acionista (a holding Docas S/A, cujo sócio majoritário é o empresário Nelson Tanure) já no próximo ano.
Segundo o executivo, a prioridade do canal é dar espaço para a produção independente. Por esse modelo, explica Barbará, passará a maioria das produções da grade. Por exemplo, a JBTV já nasce com 99% de seus programas feitos pela GGP, produtora do apresentador Gugu Liberato, que fica em Alphaville/SP. A sede administrativa da CBM, reunindo todas as suas empresas, ficará em São Paulo ? segue a negociação para alugar o prédio que a TV Globo deixará vago na alameda Santos, uma vez que transfere seu departamento comercial para as novas instalações na região do Brooklyn.
Numa segunda etapa, a JBTV vai levar os produtos de banca da editora Peixes ao formato televisivo. Um programa de culinária baseado na revista ?Gula? será o primeiro deles. Depois, vêm programas baseados nas demais publicações: ?Fluir? (público jovem) e ?Terra? (viagens e turismo). Vale lembrar que nem a editora Abril conseguiu ainda levar seus títulos de revista a programas de televisão. Mas Barbará diz que o modelo de contratação se baseará em ter o controle editorial dos programas, produzidos por terceiros.
A geradora da JBTV fica em Curitiba, e pertence à família Martinez. A rede tem 60 retransmissoras pelo país e pretende ampliar sua distribuição para além do cabo e UHF. Paulatinamente, a emissora preencherá com nova programação toda a grade do canal – atualmente, está em boa parte locada para a Igreja Universal do Reino de Deus. Isto ocorrerá à medida em que os contratos forem vencendo; Daniel Barbará diz que a maioria deles expira até o final de 2007.

Breakes

A JBTV já começa a vender breakes de suas atrações ao preço médio de R$ 5 mil pelo comercial de 30 segundos.
Entre os programas já confirmados na grade, estão: ?Telejornal do Brasil?, diariamente, às 22h, ancorado por Boris Casoy; ?Sua Excelência?, programa semanal gravado em Brasília e apresentando pelo deputado federal Clodovil Hernandez; dois programas apresentados por Augusto Nunes, além de atrações ainda sem nome, como duas revistas eletrônicas sobre cinema comandadas por Isabel Wilker; além de uma novela portuguesa, de 60 capítulos, rodada no Rio Grande do Sul, que será exibida no início da noite.

Multimídia

A CBM engloba, além da JBTV e da editora Peixes, o Jornal do Brasil, a Gazeta Mercantil, a empresa de eventos Casa Brasil, a produtora de conteúdos Brasil Digital, e a Brasillog, braço de logística para distribuição das publicações.

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