Telejornais da TV Globo estreiam novos cenários

Renata Lo Prete, Roberto Kovalick e César Tralli (Foto: Globo/ Bob Paulino)

O novo cenário dos telejornais de rede da TV Globo ancorados de São Paulo foi pautado em tecnologia, inovação e interatividade. As mudanças começam já nesta semana e abrangem o "Jornal da Globo", "Hora Um" e "Jornal Hoje". O novo cenário conta com uma mega tela de LED transparente que ocupa quase todo o estúdio e permite, através da tecnologia, uma maior interação dos apresentadores Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete com as notícias. Com aproximadamente 15 metros de largura e 2,70 metros de altura, o painel curvo é uma evolução do formato atual dos noticiários e vai compor o ambiente onde elementos virtuais poderão extrapolar a tela e aparecer em qualquer lugar do cenário.

A inteligência artificial, por exemplo, será usada na identificação do ambiente do estúdio e dos âncoras, por meio de uma câmera com IA integrada. Essa câmera será treinada para identificar ações pré-programadas de comando dos apresentadores para inserção de elementos de Realidade Aumentada no cenário. Desta forma, ao detectar tais ações nos movimentos dos âncoras, a câmera irá acionar os elementos de RA de forma automática e sincronizada, levando essa experiência ao público. As novas ferramentas permitem que os apresentadores utilizem toda extensão da nova tela para interagir com outros repórteres, ao mesmo tempo em que apresentam gráficos, mapas ou quaisquer outros elementos que sejam importantes para a compreensão da notícia. 

Ancorado por Renata Lo Prete, o "Jornal da Globo" já passa por mudanças desde o final do ano passado, quando a jornalista trocou a bancada pelo púlpito e ganhou mais mobilidade ao apresentar o jornal de pé. Além do cenário, o "JG" vai ganhar uma nova identidade visual. Mais moderna, a nova vinheta tem uma animação fluida e é inspirada no formato circular do cenário, com luzes e linhas em movimento representando as notícias. No final, as linhas formam a nova logo, uma evolução da marca atual.

O painel de LED é personalizável e permite atender ao "Hora Um", "Jornal Hoje" e "Jornal da Globo" de acordo com as demandas de cada jornal. Os cenários dos três são alterados mudando o grafismo do LED, que possui controle de iluminação para dar maior ou menor visibilidade à redação que fica atrás. Os noticiários também se diferenciam com jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles. Outra novidade é que os monitores que ficavam no fundo da redação foram substituídos por LED, compondo todo o cenário inovador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui