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SBT lança comercialmente a sua plataforma interativa

O SBT lançou comercialmente nesta terça, 13, o seu portal de interatividade para TV digital. Transmitido para receptores de TV DTVi (com o middleware Ginga embarcado) há pouco mais de um ano, o portal entra oficialmente em sua fase comercial. No entanto, o portal não traz, por enquanto, novidades substanciais a o que vinha sendo apresentado. Trata-se de um portal transmitido 24 horas por dia, com informações sobre a programação, notícias e serviços e uma loja virtual. Segundo Roberto Franco, vice-presidente de rede e assuntos regulatórios do SBT, a ideia é criar o hábito no telespectador, sem obrigá-lo memorizar mais uma grade de conteúdo, além da grade de programação. "Sempre que ele ligar a televisão, ele saberá que poderá buscar as últimas notícias e informações sobre o clima", disse.

O executivo anuncia alguns dos serviços que chegarão em breve à plataforma interativa: o espectador que tiver o seu equipamento conectado poderá acompanhar a sua timeline do Twitter e do Facebook. Além disso, segundo o diretor de jornalismo da emissora, Paulo Nogueira, o conteúdo jornalístico deve ser ampliado. "Nós temos o desafio de ocupar os espaços disponíveis para o jornalismo. No portal, temos que buscar novos formatos", diz. Ele explica que uma ideia, por exemplo, é receber mais contribuições dos repórteres em campo, publicando a notícia mais rapidamente. "Poderemos ter até alguns vídeos", disse.

Comercialmente, o que disponível, por enquanto, são alguns espaços com banners estáticos. Segundo o diretor comercial de marketing do SBT, Glen Valente, a ideia é buscar contribuições dos próprios anunciantes para criar novos formatos de publicidade. "Nós comercializaremos o conjunto da plataformas digitais. Ainda não sabemos qual é a capacidade de produção de conteúdo de cada anunciante", explica. "Ainda estamos definindo uma meta para estas plataformas para 2012", completa.

Novas mídias

Segundo Roberto Franco, a emissora tomou a decisão estratégica de ocupar todas as telas e plataformas, explorando os conceitos de TV anytime/anywhere. Além do portal de interatividade, o SBT vem investindo em seu portal de noitícias e em seu portal de vídeos, também disponível em TVs conectadas e blu-rays da Sony e em receptores de TV digital equipados com o StickerCenter, da Totvs. Franco diz que está conversando com outros fabricantes para levar seu portal de vídeos a estas plataformas.

Além disso, conta, o SBT já desenvolveu os aplicativos para levar o portal de vídeo a dispositivos iOS e Android. "Estamos submetendo o aplicativo à Appstore da Apple. Quanto ao Android, ainda estamos definindo uma estratégia", conta.

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