A cantora Margareth Menezes aceitou, no fim da manhã desta terça, 13, o comando do Ministério da Cultura, a ser recriado no futuro governo Lula. Pelas redes sociais, o presidente eleito e a futura ministra apontaram o recente desmonte do setor e assumiram o compromisso de fortalecê-lo novamente. “Nos últimos anos, a cultura sofreu um desmonte no Brasil. E nós vamos honrar nosso compromisso de reconstruir e fortalecer o setor”, escreveu Lula.
Margareth Menezes ainda pediu apoio do setor: “Vamos trabalhar incansavelmente para reerguer a Cultura do nosso país! Eu, como artista, sei que não será fácil, por isso, peço o apoio e a força de todos os artistas, mobilizadores, realizadores e agentes culturais do Brasil e também de cada cidadão, para juntos, de mãos dadas, restabelecermos com plenitude essa área que é tão ampla, tão diversa e fundamental para todos nós. A riqueza da nossa cultura alimenta a nossa alma e fortalece a nossa identidade como nação. A cultura reflete a força, a grandeza e a beleza do povo brasileiro. Vamos precisar de todo mundo!”
Em seu primeiro mandato, Lula também escolheu um artista para o comando da pasta, o também musicista Gilberto Gil, que fez uma gestão focada no desenvolvimento da cultura como setor econômico e emprestou a confiança atrelada à sua imagem de artista à imagem do Ministério da Cultura. Foi sucedido na pasta, ainda no Governo Lula, por seu chefe de gabinete, Juca Ferreira.
Foto: Carol Garcia/AGECOM