Com Dolby, Intel, Sony e NHK, Globo captou Carnaval em UHD e realidade virtual

A Globo realizou, durante o Carnaval, captações experimentais usando tecnologias que garantem maior imersão, através de imagem e de áudio. Em parceria com a Sony e a NHK, foram feitas imagens dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 8K 120 p. Para isso, foram utilizados novos servidores, câmeras e lentes desenvolvidos pela Sony.

Uma unidade móvel foi posicionada na dispersão do Sambódromo, responsável por toda a operação, monitoração e gravação do material captado.

Também nos desfiles do Rio de Janeiro, houveram gravações de alguns trechos das apresentações em 8K 360° em parceria com a Intel. Além da altíssima resolução, a experiência em realidade virtual proporciona a sensação de estar dentro do Sambódromo. Com o uso de um microfone especial, o som também foi captado em 360º, garantindo que o áudio se manifeste em sincronismo com a imagem, quando reproduzido com o óculo de VR.

Em São Paulo, através de um teste de mixagem remota e transmissão em Dolby ATMOS, os sinais dos 54 canais de áudio foram levados por fibra do sambódromo até a emissora, onde foram mixados. O formato que testado, o Atmos Live, permite a criação de até cinco canais de ambiente, um canal de subefeitos e até dez objetos sonoros que podem ser colocados livremente no espaço ao redor do ouvinte. A experiência já foi feita no Rio em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui