Icab e Netflix criam fundo de R$ 5 milhões para assistir trabalhadores do audiovisual

A Netflix anuncia nesta terça, 14, a primeira ação no Brasil com recursos do fundo criado pela plataforma para apoiar profissionais do setor de produção audiovisual em países onde a empresa tem uma grande base de produção.

Em parceria com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), a Netflix criou um fundo emergencial de apoio à comunidade criativa brasileira devastada pela pandemia de Covid-19. O fundo será gerenciado pelo ICAB, uma iniciativa da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) inspirada em institutos audiovisuais internacionais que contribuem para a formação e atualização de profissionais para o setor, e estabelecido com uma doação de R$ 5 milhões da Netflix. Serão atendidos até 5 mil trabalhadores e freelancers que são os mais atingidos com a interrupção da produção audiovisual no Brasil.

Profissionais como produtores, assistentes, coordenadores, técnicos e operadores de diferentes departamentos de produção como câmera, áudio, arte, maquiagem, figurino, cenografia, logística, entre outros, que em sua maioria recebem por semana ou trabalham sem contratos garantidos, serão elegíveis para solicitar o benefício – um único depósito no valor do salário mínimo, R$ 1.045.

Os profissionais podem se inscrever por meio de um formulário online na página do ICAB a partir de 28 de abril. Um comitê, composto por membros do ICAB, da BRAVI e da Netflix, revisará cada inscrição e determinará quem pode receber os recursos em até 10 dias. As inscrições ficarão abertas por dois meses ou até que os recursos do fundo se esgotem.

De acordo com a Netflix, a doação para o ICAB faz parte dos esforços do fundo de US$100 milhões, anunciado em 20 de março. "A doação é um complemento ao pagamento de cachês que foram feitos às equipes e atores das nossas produções originais no país", aponta por meio de nota.

O presidente-executivo da BRAVI e diretor-executivo do ICAB, Mauro Garcia, convoca outros players da indústria a também colaborar com a iniciativa. "O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros foi idealizado e apoiado pela BRAVI para capacitar e melhorar a empregabilidade dos profissionais atuantes e jovens entrantes no mercado audiovisual brasileiro. O Instituto, que traz em seu DNA a preocupação com o bem estar dos profissionais, não podia deixar de agir no momento em que essas pessoas mais precisam, por isso estamos muito felizes com esta parceria com a Netflix. Também queremos convocar outros membros da indústria audiovisual para contribuir e aumentar os recursos que visam exclusivamente apoiar aqueles que são uma parte fundamental da produção audiovisual brasileira", diz o executivo em nota conjunta com a Netflix.

"Estamos gratos em trabalhar com o ICAB para apoiar aqueles trabalhadores da produção de filme e televisão que foram os mais atingidos no Brasil. A comunidade criativa brasileira sempre recebeu muito bem a Netflix e agora queremos fazer nossa parte para ajudar quem precisa de apoio neste momento sem precedentes que vivemos", declara na nota o vice-presidente de produções originais para América Latina da Netflix, Francisco Ramos.

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