Por que "Largados e Pelados" é tão bem sucedido

Um grupo de sobreviventes isolados em um ambiente selvagem, sem comida, água ou roupas, deve enfrentar o desafio de superar as condições mais extremas, demonstrando sua força mental e habilidades para se manter em segurança. Esse é o lema de "Largados e Pelados", o programa de maior sucesso da Discovery, que estreou seu primeiro episódio há 10 anos, em novembro de 2013, e transcendeu fronteiras com várias adaptações feitas em diferentes partes do mundo, tornando-se o programa mais assistido do canal na América Latina. Mas o que leva os telespectadores a consumir esse formato? Por que são tão atraídos para testemunhar a luta pela sobrevivência humana nas condições mais extremas? Uma investigação da Discovery analisa esse fenômeno e as razões por trás de seu sucesso.

O estudo sobre o que está por trás do interesse pelo reality show foi feito pela consultoria Netquest em agosto de 2023, que entrevistou um grande grupo de telespectadores em países da América Latina, incluindo Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, sobre suas preferências e motivações para assistir a esse tipo de conteúdo, que é baseado na vida real.

O Estudo

Entre os participantes da pesquisa, quase todos conheciam "Largados e Pelados". No entanto, o programa é mais popular entre o grupo jovem de entrevistados, com idade entre 18 e 34 anos. Além disso, a maior parte dos parte de espectadores é do sexo masculino, embora também haja um grande interesse no reality show entre as mulheres.

Tratando-se dos elementos mais atraentes do formato reality de aventura, em primeiro lugar destaca-se a curiosidade sobre as habilidades de sobrevivência (43%), seguida pelo interesse na natureza humana e sua reação em contextos de alta pressão (41%), a atração por ambientes hostis e o estresse que essas situações extremas despertam (40%) e o entretenimento gerado pelas aventuras e desafios propostos pelo programa (39%). As motivações dos espectadores para escolher um reality show de sobrevivência são principalmente o fato de que o programa os entretém (36%), que gera curiosidade (32%), que existe um interesse por aventura, vida animal ou sobrevivência (30%), que é divertido (25%) ou que são atraídos pela proposta do programa em geral (23%).

Os entrevistados também foram questionados sobre seus hábitos de assistir ao formato. Embora a maioria das pessoas opte por assistir a esse tipo de programa sozinha (38%), um número significativo de participantes prefere assisti-lo com seu parceiro (31%) e, em uma proporção bem menor, outros optam por assisti-lo com seus pais, filhos ou amigos.

Os participantes também demonstraram grande interesse em produções baseadas na vida real, como documentários, séries de não-ficção estreladas por pessoas reais e outros tipos de reality shows. Nesses formatos, eles encontram um conteúdo imersivo, que desperta a curiosidade e tem o fator surpresa do inesperado. Além disso, o formato pode ser uma ótima fonte de conhecimento, promovendo também uma conexão muito especial entre os protagonistas e seu público, por meio de empatia, identificação e emoção.

Brasil

Ainda, tratando-se especificamente do Brasil, dados coletados pelo Kantar Ibope Media, demonstram que a franquia de "Largados e Pelados" é líder absoluta do canal Discovery há seis anos consecutivos, não saindo da primeira posição desde o ano de 2018! De acordo com a pesquisa, das cinco produções Discovery mais vistas em 2023, quatro integram a franquia, sendo elas: a versão original de "Largados e Pelados" e os spin-offs "Largados e Pelados: França", "Largados e Pelados: Latam" e "Largados e Pelados: Sozinhos".

"Largados e Pelados" se estabeleceu como o programa de maior sucesso da Discovery na América Latina, com uma grande comunidade de fãs que compartilham sua profunda paixão pela aventura e sobrevivência nas condições mais extremas, bem como outros tipos de espectadores atraídos pela curiosidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui