Canal Brasil exibe filmes em homenagem a Graciliano Ramos

Cena do filme "Memórias do Cárcere” (Foto: Divulgação)

O Canal Brasil vai exibir dois filmes inspirados em obras de Graciliano Ramos na próxima segunda-feira, dia 20 de março, data que marca os 70 anos da morte do romancista, cronista, contista, jornalista, político e escritor. Os dois longas são dirigidos por Nelson Pereira dos Santos e têm os roteiros baseados em livros de Graciliano: "Vidas Secas" e "Memórias do Cárcere". A obra do escritor destacou-se na literatura nacional com textos que retratam a vida do homem nordestino no sertão.

"Vidas Secas" marcou parte da primeira fase do movimento cinematográfico Cinema Novo e traz a história de uma família de retirantes acometida pela seca no sertão. O filme se passa em 1941 e as filmagens foram em Minador do Negrão e Palmeira dos Índios, sertão de Alagoas.

"Memórias do Cárcere" relata a prisão de Graciliano Ramos na época da Ditadura Militar, por ser um simpatizante do comunismo e opositor ao governo. No livro, adaptado posteriormente para o cinema, ele conta o processo de enfrentar o confinamento estando muito doente, por conta de uma úlcera mal tratada. O filme é de 1984 e em 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui