Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Documentário do SescTV revela mudanças na comunidade indígena Kadiwéu

Documentário do SescTV revela mudanças na comunidade indígena Kadiwéu

Nesta sexta-feira, 19 de abril, às 23h, estreia no SescTV “A nação que não esperou por Deus”, documentário que revela as mudanças sofridas na comunidade indígena Kadiwéu, localizada no Mato Grosso do Sul, após a chegada da energia elétrica e das igrejas evangélicas na região. A direção é de Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen.

O filme mostra como a energia possibilitou a conexão dos indígenas com os não-indígenas e fez com que eles trouxessem para as suas moradias objetos como rádios e aparelhos de televisão. Já a igreja evangélica influenciou a mudança de costumes – alguns índios se tornaram seguidores e até pastores. Além disso, a ligação dos Kadiwéu com a cidade trouxe problemas como o alcoolismo e o consumo de drogas ilícitas à comunidade. Embalados pelo sonho de estudar além do que aprendem na reserva e ingressar em uma faculdade, alguns dos indígenas se mudam para cidades próximas. A busca por tratamentos médicos também é um dos motivos que levam os nativos a procurem uma metrópole. “A nação que não esperou por Deus” acompanha, ainda, festas, danças e o encontro dos Kadiwéu com os fazendeiros. Muitos pintam os rostos de preto para não serem reconhecidos pelos brancos e partem em direção às terras que pertenceram aos seus antepassados e que estão em mãos de não-indígenas.

A produção integra uma seleção de filmes que o canal exibe nos meses de abril e maio com o tema Territórios Indígenas. A série aborda diferentes etnias indígenas por diversas regiões do Brasil. Com essa programação, o SescTV participa do projeto Abril Indígena realizado pelo Sesc São Paulo em suas unidades. Para este mês, ainda está prevista a apresentação do documentário “As Hiper Mulheres”, de Carlos Fausto e Leonardo Sette. Os filmes também podem ser assistidos ao vivo pelo site do SescTV.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile