Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Ancine levará 25 filmes e projetos brasileiros a 11 eventos internacionais em março

Ancine levará 25 filmes e projetos brasileiros a 11 eventos internacionais em março

Durante o mês de março a Ancine apoia a participação de 25 obras audiovisuais brasileiras em 11 festivais internacionais. A ajuda vem do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais que concede auxílios diversos dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia.

Entre os dias 1º e 8 de março aconteceu na capital portuguesa o Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Para o evento, a Ancine concedeu apoio a três filmes que concorreram na competição de longa-metragem: “Para ter onde ir”, de Jorane Castro; “Animal político”, de Tião; e “Comeback”, de Érico Rossi, que venceu o Prêmio da Crítica de melhor longa de ficção e melhor realizador. O festival premiou ainda outras obras nacionais, como “Big jato”, de Cláudio Assis; “Curumim”, de Marcos Prado; “Todos”, de Marilaine Castro da Costa e Alberto Cassol; “BR 716”, de Domingos de Oliveira; “Lua em Sagitário”, de Márcia Paraíso; “Rosinha”, de Gui Campos; “O projeto do meu pai”, de Rosaria; e “Pequenos animais sem dono”, de Maju de Paiva.

No Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, que aconteceu de 1º a 6 de março, o apoio foi para “A casa cinza e as montanhas verdes”, de Deborah Viegas, e “O estacionamento”, de William Biagioli, que participaram da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens; e “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans, que concorreu na Competição Oficial. “Aquarius”, de Kleber Mendonça, recebeu o prêmio de melhor filme na mostra Gemas do evento colombiano.

No Festival de Cinema de Miami, nos Estados Unidos, os filmes O gato de Havana”, de Dacio Malta, e “Vinte anos”, de Alice de Andrade receberam apoio da Ancine para participar da competição Knight Documentary Achievement Award.

Entre 10 e 17 de março acontece o FICG – Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México. A Ancine apoia a participação do longa “As duas Irenes”, de Fabio Meira e dos curtas-metragens “Rosinha”, de Gui Campos, e “Pássaros na boca”, de Gustavo Ribeiro. Já no Festival South by Southwest, o auxílio vai para o documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal, que participa da “Seleção Global” do evento norte-americano.

No festival New Directors/New Films, de Nova Iorque, que acontece de 15 a 26 de março, nos Estados Unidos, dois filmes brasileiros participam do evento através do programa de apoio da Ancine: “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans, e “Pendular”, de Julia Murat.

O Festival Cinelatino – Encontros de Toulouse, que ocorre de 17 a 26 de março, também recebe obras nacionais apoiadas pela agência. Na mostra competitiva de longas-metragens os representantes brasileiros são “Era o hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, e “Não devore meu coração”, de Felipe Bragança; na competição de documentários, “Histórias que nosso cinema (não) contava”, de Fernanda Pessoa, e “Sexo, Pregações e Política”, de Aude Chevalier-Beaumel e Michael Gimenez; e na competição de curtas-metragens “Rosinha”, de Gui Campos. O festival conta ainda com um evento de mercado, o Cinéma en Développement, do qual participam os projetos “Sábado morto”, de Leonardo Lacca, e “Meio-irmão”, de Eliane Coster.

Por fim o festival francês de documentários Cinéma du Réel, de 24 de março a 2 de abril, recebe os filmes “Martírio”, de Vincent Carelli, na Competição Internacional, e a coprodução Brasil-França “Ilhas Ressonantes”, de Daniel Ferreira, na Competição Francesa, com apoio da Ancine.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile