1º Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina será realizado em abril

O 1º Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina é um festival de cinema voltado às questões socioambientais que estão em evidência na atualidade. O evento será realizado entre os dias 1º e 10 de abril de 2021, com exibição de 21 filmes brasileiros e baianos, além de oito lives. Na programação de lives, o destaque é a participação do líder indígena Ailton Krenak no dia 7 de abril. 

O Festival tem como objetivo promover exibições de filmes com temática socioambiental em ambiente virtual e gratuito, a fim de formar público e fomentar o debate sobre as questões sociambientais locais e nacionais. 

O Facine é resultado de uma articulação entre cinco cineclubes da Chapada Diamantina. Cada cineclube realizou a curadoria de uma mostra, que leva o nome da sua localidade, como uma forma de identificar de onde vem cada proposta curatorial. 

Assim, as mostras são: Capão, que tem como tema "A Humanidade e o Meio Ambiente" e reúne filmes que promovem a reflexão sobre a realidade socioambiental a partir de nossa condição individual; Lençóis, que tem como tema "Ecofeminismo e Ativismo no Cinema Ambiental" e propõe uma interlocução entre as questões de gênero e raça e os temas socioambientais; Ibicoaratem, que tem como tema "O custo oculto do agronegócio e da mineração" e reúne filmes que refletem sobre como essas atividades privatizam os lucros e socializam os prejuízos; Palmeiras, que traz o tema "Afeto e Pertencimento" com filmes que debatem como a humanidade compreende – ou deixa de compreender – a si mesma como parte da natureza; e Igatu, dedicada ao tema "Infâncias e Natureza", com filmes que mostram a conexão entre as crianças e o meio ambiente e ensinam sobre sua preservação. 

Os 21 filmes estarão disponíveis no site do Facine a partir de 1º de abril. Além das exibições no site, serão realizadas oito lives, sendo cinco com as diretoras e diretores dos filmes, duas com movimentos socioambientais da Chapada Diamantina e uma live de abertura do festival. Todas serão transmitidas ao vivo por meio do canal do YouTube da TV Uneb, sempre às 19h. A programação completa será divulgada pelo perfil do Facine no Instagram. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

O Facine é uma produção da Araçá Cultura e Meio Ambiente e conta com o apoio da Uneb, por meio da TV Uneb. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui