Curta "Pastrana" faz sua estreia internacional em festival de Buenos Aires

(Foto: Lívia Pasqual)

Após seleções e prêmios nacionais, o curta-metragem "Pastrana" terá sua estreia internacional no 25° BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente. Produzido pela Okna Produções e com direção de Melissa Brogni e Gabriel Motta, o filme é o único integrante brasileiro da Mostra Competitiva Internacional. O festival acontece de 17 a 28 de abril e contará com a presença dos realizadores e da produtora Aletéia Selonk. Paralelamente, o filme também integra a Competição Nacional do 33° Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2023, "Pastrana" teve uma estreia triplamente premiada na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme recebeu o prêmio principal, de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Oficial, e também foi premiado com o Prêmio Canal Brasil de Melhor Curta-Metragem e com o Troféu Candango de Melhor Montagem para Bruno Carboni.

A obra é baseada no argumento original de Melissa Brogni, skatista profissional de downhill e bicampeã mundial na modalidade, que estreia na direção cinematográfica ao lado de Gabriel Motta. O documentário surge a partir de uma promessa de Melissa ao melhor amigo e parceiro de esporte. A promessa foi ressignificada e, hoje, o filme é uma homenagem para Pastrana – skatista de downhill que colocou a cidade de Novo Hamburgo no mapa das premiações mundiais e nacionais do esporte. Rodado em Novo Hamburgo, cidade natal da realizadora e onde o skatista cresceu, o documentário conta também com imagens de arquivo e um acervo pessoal de imagens. 

"Pastrana" é uma produção da Okna Produções, com o apoio da Locall e de Marx Franzen. Foi contemplado no edital de Fomento à Produção Audiovisual, linha de Coinvestimentos Regionais do Fundo Setorial do Audiovisual, BRDE e Ancine, e tem patrocínio da Prefeitura de Novo Hamburgo e do Novo Hamburgo Polo Audiovisual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui