Fabrique des Cinémas du Monde promove jovens diretores no Festival de Cannes

Estão abertas até o dia 23 de novembro 2015 as inscrições para a Fabrique des Cinémas du Monde (Fábrica dos Cinemas do Mundo). Organizada pelo Institut Français de Paris, em parceria com o Festival de Cannes e o Marché du Film, a Fabrique apoia desde 2009 o desenvolvimento de projetos cinematográficos de jovens diretores (primeiro ou segundo longa metragem).

Dez diretores selecionados serão convidados, juntos com seus produtores, ao 69° Festival de Cannes, de 11 a 22 de maio de 2016. Segundo a organização do evento, 80% dos projetos selecionados assinaram um acordo de coprodução nos seis meses após a participação ao programa. As inscrições podem ser feitas no site da Fabrique em francês ou em inglês.

Em seus seis anos, o programa já selecionou cinco obras brasileiras: "Pela Janela", de Caroline Leone, em 2010; "1994", de Gustavo Melo, em 2011; "Mate-me Por Favor", de Anita Rocha da Silveira, em 2012; "Loveling", de Gustavo Pizzi, em 2013; e "Todos os mortos", de Caetano Gotardo e Marco Dutra, em 2014.

Para participar da seleção, o projeto deve ter orçamento provisório inferior a 3 milhões de euros e ser o primeiro ou segundo longa-metragem do diretor, que deve ser de um dos países elegíveis no projeto (o Brasil é um deles). O produtor também deve ser de um país elegível e ter produzido um curta ou um longa-metragem nos últimos cinco anos. Cada diretor ou produtor pode inscrever apenas um projeto. Além disso, o produtor ou o diretor da obra deve falar inglês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui