ESPN exibe curtas do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

"Buck - O Monstro da Lagoa", um dos títulos do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, na ESPN

A ESPN exibe de junho a agosto os sete curtas produzidos no quinto ano do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Os títulos serão exibidos sempre às quartas-feira, em horário nobre, e contemplam modalidades que foram destaque em eventos olímpicos, como o remo, a natação, o atletismo, o vôlei, o judô, o taekwondo e o polo aquático.

Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem patrocínio de Petrobras, Ebrasil Energia (Centrais Elétricas de Pernambuco – Epesa) e ESPN Brasil, com apoio da Secretaria do Audiovisual do Minc, Cinemateca Brasileira e da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV). O projeto chega à edição brasileira dos Jogos Olímpicos com mais de 40 títulos. O acervo será posteriormente objeto de exibição em mostras especiais e TV aberta, além de ter DVDs distribuídos em escolas e bibliotecas públicas.

Confira os títulos que serão exibidos:

Dia 22/6, quarta-feira, 20h

  • "Buck- O Monstro da Lagoa" (26'). Guilherme Eirado Silva, o Buck, do remo, do Flamengo e da seleção brasileira (foto acima) foi um treinador revolucionário. Em 33 anos como técnico do Flamengo, foi 30 vezes campeão carioca. Foi 20 vezes técnico da seleção brasileira, e seus atletas trouxeram sete medalhas de ouro, dez de prata e três de bronze em Jogos Pan-Americanos, e um histórico quarto lugar nas sete Olimpíadas em que participou.
    Diretores: Marcos de Araujo Ribeiro e Helena Lara Resende
    Produtora: TV Imaginária (coprodução)

Dia 29/6, quarta-feira, 19h30

  • "A Luta de Um Homem Só" (26'). Um filme sobre a luta, dentro e fora dos tatames, protagonizada por Diogo Silva com o objetivo de conquistar, para além de medalhas, um cenário mais justo no taekwondo no Brasil. O filme retrata o momento atual vivido pelo atleta e sua performance como lutador de taekwondo, em paralelo à recapitulação de uma carreira recheada de medalhas e conflitos com a confederação que a administra.
    Diretor: John John Valle
    Produtora: Zola (coprodução)

Dia 6/7, quarta-feira, 19h30

  • "Sarah – Menina de Ouro" (26'). A história da primeira campeã olímpica brasileira de judô. A narrativa tem um olhar poético e ficcional em contraste com a representação da realidade. Através da perspectiva da atleta piauiense, temos conhecimento, dentre outras importantes conquistas do esporte brasileiro, de uma batalha pelo ouro olímpico carregada de significados. Dos treinos com meninos, na infância, ao inédito ouro feminino, Sarah Menezes nos mostra conflitos de sua conquista.
    Diretor: Vinicius Gonçalves Vasconcelos
    Produtora: B&T Audiovisual (co-produção)

Dia 13/7, quarta-feira, 20h

  • "Piedade, Piedade" (26'). A história de Piedade Coutinho, a mais bem colocada nadadora brasileira em Olimpíadas, e que esteve nas edições de 1936, 1948 e 1952.
    Diretor: José Roberto Torero
    Produtora: Canal I (coprodução)

Dia 20/7, quarta-feira, 20h

  • "A praia de Atlanta" (26'). Atlanta, 1996: o vôlei de praia estreia nas Olimpíadas, pronto para mostrar sua cara no cenário internacional. No pódio feminino, só se vê verde e amarelo. Em primeiro lugar, as estrelas Jackie Silva e Sandra Pires. Em segundo, as guerreiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel. Mais do que corpos seminus, a cara do vôlei de praia é brasileira! O documentário conta a história das quatro medalhistas da geração que desbravou o vôlei de praia do amador ao profissional, destacando o protagonismo feminino nessa história.
    Diretora Roberta Bonoldi
    Produtora: Roberta Bonoldi

Dia 27/7, quarta-feira, 19h30

  • "João Gonçalves – Um Heroi Desconhecido" (26'). A trajetória de João Gonçalves Filho, um dos grandes esportistas brasileiros muito pouco conhecido pelas pessoas em geral. João participou de 7 olimpíadas como nadador, foi jogador de pólo aquático e técnico de judô, onde formou uma das gerações mais vitoriosas. O documentário resgata a memória deste atleta e busca entender como um homem com uma história tão rica tem um reconhecimento tão pequeno em seu próprio país.
    Diretor: Toni Venturi
    Produtora: Olhar imaginário

Dia 3/8, quarta-feira, 21h00

  • "Cruz, Barbosa e Guimarães – A potência dos 800" (26'). A história olímpica de Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães, três dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos, e a carreira deles na prova dos 800 metros, uma das mais tradicionais do Atletismo nos Jogos Olímpicos. Vitórias e derrotas se entrelaçam na jornada desses três atletas, que treinaram juntos e experimentaram trajetórias diferenciadas e complementares.
    Diretor: Rubens Rewald
    Produtora: Confeitaria de Cinema

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui