Museu do Amanhã será palco de documentário sobre educação

"A sala de aula é do tamanho do planeta": partindo desta premissa, a Prosa Press vai conduzir seis jovens de diferentes origens numa visita especial pelas instalações do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O workshop, marcado para o próximo dia 19 de agosto, foi criado especialmente para as gravações do documentário "Educação 4.0" (nome provisório), que conta com patrocínio parcial da IBM. 

"O que se aprende na sala de aula não pode estar descolado da realidade que o aluno encontra fora dos muros da escola. Sem esta conexão, não há engajamento", acredita a diretora do projeto Patricia Travassos, que desde fevereiro, ao lado de uma equipe de pesquisadores, vem entrevistando especialistas, professores, gestores e alunos para refletir sobre o futuro da educação no Brasil. "Nós percebemos que, mais do que ferramentas tecnológicas, os métodos educativos realmente inovadores colocam o aluno no centro do próprio aprendizado. Então, no nosso documentário, os estudantes são os nossos grandes protagonistas também", completa. 

Os jovens selecionados para a atividade no Museu do Amanhã representam a diversidade étnica e social do Brasil e estão envolvidos ativamente com iniciativas e causas relevantes para a transformação da educação. O intuito é criar conexões entre os principais desafios globais e a educação, aproveitando os recursos tecnológicos e imersivos que o museu oferece. 

O documentário vai apresentar exemplos reais de escolas brasileiras, de norte a sul do país, que estimulam alunos a aprender de acordo com o futuro que eles mesmos estão criando. Outros desafios que serão abordados passam pelo contraste educacional do Brasil e pelo novo papel dos professores, hoje auxiliados por recursos tecnológicos. A ideia é apresentar projetos bem sucedidos que podem aumentar o prazer, a qualidade, a retenção do aprendizado e reduzir a evasão escolar.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui