Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Banijay lança programa para apoiar e incentivar mulheres no mercado audiovisual

Banijay lança programa para apoiar e incentivar mulheres no mercado audiovisual

Marco Bassetti, CEO da Banijay, na Mipcom 2023 (Foto: Olivier Remualdo)

A Banijay, um dos maiores conglomerados de conteúdo independente do mundo, lança nesta terça-feira, dia 17 de outubro, um novo programa global, desenhado para apoiar e incentivar exclusivamente mulheres e criadoras de formatos promissores de não-ficção. A iniciativa foi apresentada em Cannes, durante o Mipcom 2023. O Banijay Launch é voltado para descobrir e incubar novos talentos, apoiando assim uma próxima geração de criadores.

Desenvolvido por Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North América, e co-liderado por James Townley, CCO da Banijay, o Banijay Launch oferecerá mentoria para as mulheres selecionadas por um grupo de criativos globais do grupo. A ideia é ajudá-las no desenvolvimento de novos formatos, desde o conceito até a venda, turbinando assim o crescente pipeline do grupo. O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela CEO da Everywoman Studios, Abby Greensfelder.

Estudo

Para apoiar o programa, a Banijay Américas encomendou um estudo inédito ao Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com a Everywoman Studios. O instituto é a única organização global sem fins lucrativos, orientada por dados, que investiga a diversidade, equidade e a inclusão nos meios de comunicação e no entretenimento, visando assim, mitigar preconceitos, promovendo a inclusão e reduzindo sistematicamente os estereótipos negativos. O estudo investigará a inclusão de mulheres em papéis de liderança criativa em produções não roteirizadas em quatro territórios distintos: Brasil, Reino Unido e EUA, além de um território da UE a ser determinado.

Processo

A Banijay selecionará de três a cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo produzi-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo perante um painel de jurados liderado por Levy e Townley. Os outros jurados incluem Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay; Pilar Blasco, Directora Executiva da Banijay Iberia; e Abby Greensfelder, Fundadora e Diretora Executiva da Everywoman Studios. O vencedor será anunciado durante o London Screenings 2024. 

A iniciativa aproveitará a infraestrutura e a experiência da Creative Networks, o departamento de conteúdos não roteirizados da Banijay, co-dirigido por Townley e Lucas Green, Diretor de Conteúdos Operacionais. 

Os embaixadores trabalharão localmente para orientar os seus respectivos candidatos desde o desenvolvimento do formato até que ele chegue às telas. No Brasil, a embaixadora será Natasha Szaniecki, da Endemol Shine Brasil. As inscrições estão abertas no site do programa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile