Animação nacional "Lupi e Baduki" estreia na Max e Discovery Kids

"Lupi e Baduki" (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, a Warner Bros. Discovery estreia a nova produção brasileira animada "Lupi e Baduki" com todos os episódios já disponíveis na Max e com episódios inéditos exibidos de segunda a sexta-feira, às 8h30, no Discovery Kids. A animação é uma coprodução WBD com a Flamma, com contribuição da Birdo e Elo Studios. A criação e produção são assinadas por Reynaldo Marchesini – que também é um dos roteiristas -, pela Flamma, com supervisão de Marina Filipe por parte da WBD. 

Lupi, a Loba-Guará, e Baduki, o Bicho Preguiça, vivem na Vila Figueira junto com Ceci e Tati, irmãs felinas; Jabu, um jabuti; Carlos, um ouriço e Ana Maria, uma jaguatirica – todos com suas características únicas. O que eles têm em comum é que são grandes aventureiros. Em 13 episódios, a turma vive histórias divertidas e aventuras descobrindo como o mundo é enorme e diverso, e que existe muito para aprenderem sobre eles mesmos. A série apresenta os personagens entendendo mais sobre as diferenças que os tornam únicos e como conviverem com o diferente mantendo essas amizades. 

"A ideia da série surgiu em 2014 e me inspirei principalmente nos meus filhos, na observação de que eles são muito diferentes. A Isadora é extrovertida, cheia de energia, festeira e conversa com todo mundo. Já o Bruno é mais introvertido, prefere ficar no canto dele, com as coisas dele. E percebi que isso acontece em muitas famílias. Além disso, lá em 2014 o mundo já estava polarizado, com pouca tolerância para o pensamento divergente. Então juntei essas duas coisas – o fato de que pessoas diferentes podem se dar muito bem e manter uma relação afetuosa, além dessa questão da divergência e da diversidade, e comecei a criar os personagens e esse universo", revelou Reynaldo Marchesini, da Flamma, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. Assista ao trailer:

Etapas do projeto 

Logo no início do projeto, Marchesini chamou os especialistas Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, da Ultrassom Music Ideas, com quem já havia trabalhado anteriormente, para a parte musical – a ideia, e que acabou se concretizando, era ter uma canção original por episódio. Em 2015, ele ganhou um edital Prodav Desenvolvimento e, com esse recurso, trouxe uma peça que considera chave para o bom resultado final da série: a consultora pedagógica Teresa Rego, da USP, que auxiliou no processo de tratar o tema central da história – a alteridade – e como isso impacta no desenvolvimento infantil. "A criança tem logo na escola esse contato com o outro e busca entender com quem ela fica, quais serão seus amigos. Essa dinâmica das relações – o que é muito importante para a formação da identidade. E descobre que famílias, crianças e amigos pensam diferente uns dos outros", destaca o produtor. "Então é uma obra de entretenimento – gosto de frisar isso, é uma obra de entretenimento, tem aventura, conflitos – mas que, por trás, tem essa mensagem sobre os diferentes convivendo e superando obstáculos juntos". 

Para o criador da série, um dos principais diferenciais do processo é que essa consultora esteve presente desde o primeiro dia, na sala de roteiro, conversando com os roteiristas sobre as situações que as crianças enfrentam no dia a dia e como se dá essa relação social. E para além desse ponto central da alteridade, a trama aborda outros sentimentos comuns a todas elas, e que Rego ajudou a traduzir da melhor maneira – como preconceito, ciúmes e medo. 

Mais tarde, ainda no processo de desenvolvimento, a Birdo – um dos principais estúdios de animação do Brasil – se juntou ao projeto para animar um primeiro promo. Com o material, Marchesini começou a prospectar parceiros, participando de reuniões e eventos de mercado. Ele apresentou "Lupi e Baduki" para a WBD em 2021 – em um pitching para Marina Filipe, gerente sênior de produções originais Kids & Family da WBD no Brasil, e Pablo Zuccarino, vice-presidente sênior e general manager Kids & Family da WBD para América Latina. Na época, o grupo já estava interessado em obras que trouxessem essa temática da diversidade e da inclusão. Com o acordo fechado com o canal, os recursos foram levantados e começou, de fato, a produção. 

Elementos tipicamente brasileiros 

A WBD afirmou recentemente, durante seu painel no Rio2C, que é importante que as séries criadas e produzidas aqui tragam elementos tipicamente brasileiros combinados a características universais. Para Marchesini, garantir que os traços do Brasil estejam presentes nos produtos é muito importante para qualquer produtor local. "Defendo que temos que contar nossas histórias – que podem atender e se conectar a públicos de diversos países, como já foi provado. Tento colocar a brasilidade no maior número possível de camadas. Em 'Lupi e Baduki', por exemplo, isso se deu na escolha dos animais, que são tipicamente brasileiros, e nas canções. E em toda série que faço gosto de colocar um filtro de barro na cozinha. Nessa, não foi diferente. São detalhes, mas a criança logo se conecta. Ao mesmo tempo, os cenários também têm vulcão, morro com neve… Coisas que não são brasileiras, mas que no fim, mostram que o universo também tem diversidade. E os sentimentos que tratamos são coisas muito universais do ser humano, que também funcionam quando a série viaja", pontuou. 

E, nesse caminho, ele ressaltou que incentivou que os artistas envolvidos colocassem suas pequenas escolhas artísticas no cenário – um deles, por exemplo, ao retratar uma praia, escolheu árvores típicas do litoral norte de São Paulo, local que conhece bem. "Buscamos trazer as ideias diversas da série para a nossa equipe também", afirmou. 

Aposta da plataforma

"A série é, antes de mais nada, sobre alteridade, sobre a importância e a riqueza das diferenças. Este é um tema universal e, hoje, mais necessário do que nunca em todos os cantos do mundo", salientou Marina Filipe, da WBD. "A brasilidade está nos elementos da fauna e flora que constituem os personagens e o universo. Lupi é uma lobo-guará, Baduki é um bicho-preguiça, mas também são mais do que isso: são personagens ricos, com nuances e qualquer criança do mundo pode se identificar com eles ou com os outros personagens da série independente da origem dos animais que eles representam. 'Lupi e Baduki' é uma obra brasileira de altíssima qualidade criativa e técnica com potencial para conquistar qualquer criança em qualquer território", completou. 

"A Warner Bros. Discovery tem um forte histórico de investimento em animação brasileira, com cases notórios como 'O Show da Luna' e 'Irmão do Jorel'. Investir em produção local para crianças é investir na audiência do futuro. Quando temos crianças que crescem se identificando culturalmente com o conteúdo que assistem, teremos adultos que enxergam conteúdo audiovisual brasileiro como parte da nossa cultura", concluiu a executiva. 

1 COMENTÁRIO

  1. E legal sendo do Brasil tá ok as personagens são bem carismáticos eu sou um marmanjo mais adorei os pequenos se tiver tempo devem gostar

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