Midiativa premia programação para público infanto-juvenil

No próximo dia 25 de outubro, o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, realiza a entrega do Prêmio MídiaQ 2005 – Qualidade e Responsabilidade em Programação Infanto-Juvenil, em São Paulo. Em seu segundo ano, a pesquisa para a premiação foi ampliada e aprofundada, incluindo São Paulo e agora também o Rio de Janeiro, TV por assinatura, além da TV aberta e entrevistados das classes A, B, C e D.
O prêmio tem por objetivo conscientizar o mercado anunciante e os produtores de mídia televisiva de sua responsabilidade social. A premiação vai homenagear realizadores, agências e empresas que contribuem para uma programação de TV de qualidade para o público infanto-juvenil.
A partir do estudo conduzido pela MultiFocus Pesquisa de Mercado, foi gerada uma lista de programas que concorrem ao prêmio nas categorias 4 a 7 anos, 8 a 11 anos e 12 a 17 anos.
A pesquisa para o Prêmio MídiaQ 2005 mostra que os jovens estão se distanciando cada vez mais da TV como ela é hoje. Os dados mostram que a Internet e o celular são as mídias preferidas por este público. A pesquisa mostra que a Internet leva vantagem em relação à TV por permitir conexão simultânea com outras atividades e por ser uma via de contato fácil e rápida. Além disso, quem controla o conteúdo é o usuário, o que dá mais autonomia e liberdade de escolha. Porém, a Internet perde para a TV na emoção transmitida pela imagem, diz a pesquisa. Em relação à TV, o rádio leva vantagem porque pode estar presente em todos os momentos e em qualquer lugar, mas perde por não ter imagem e por estar sempre acompanhando outra atividade. Como companheiro mais próximo desses jovens aparece, principalmente, o celular, que lhes permite estar conectados aos amigos e lhes dá a sensação de independência. A mídia impressa é bem pouco citada e acaba sendo associada a sensações de calma e momentos de descanso.
Dos 17 programas de TV identificados como preferidos pelos jovens, quase metade são programas de humor ou com conteúdo humorístico, como "Pânico na TV", "A Diarista", "Eu, a patroa e as crianças", "Os Simpsons", "A Grande Família" e "Chaves". A outra metade é dividida entre programas que abordam temas de comportamento jovem, música e esporte, como os citados "Malhação", "Beija Sapo", "Big Brother", "TVZ" e "Rock Gol".
Segundo a pesquisa, não existem grandes diferenças entre os programas que atraem os jovens com acesso à TV por assinatura daqueles que atraem os que só têm acesso à TV aberta.

Concorrem ao Prêmio MídiaQ na faixa de 12 a 17 anos: ?A Diarista?, ?A Grande Família?, ?Beija Sapo?, ?Big Brother Brasil?, ?Chaves?, ?Eu, a patroa e as crianças?, ?Futebol?, ?Malhação?, ?Novela das 8 na Globo?, ?Os Simpsons?, ?Pânico na TV?, ?The O.C. ?, ?RockGol 2005?, ?TVZ?, ?Um Maluco no Pedaço?, ?Vídeo Show?, ?Zorra Total.

Concorrem ao Prêmio MídiaQ na faixa de 8 a 11 anos: ?A Grande Família?, ?As Meninas Superpoderosas?, ?Bob Esponja?, ?Chaves?, ?Coragem, o Cão Covarde?, ?Ei Arnold! ?, ?Eu, a patroa e as crianças?, ?Jimmy Neutron?, ?Homem-Aranha?, ?Lilo & Stitch da Disney – A Série?, ?Os Flintstones?, ?Os Simpsons?, ?Pernalonga e Patolino?, ?Pica-Pau?, ?Rocket Power?, ?Sabrina?, ?Scooby-Doo?, ?Tela de Sucessos?, ?Timão e Pumba?, ?Tom e Jerry?, ?TV Globinho?.

Concorrem ao Prêmio MídiaQ na faixa de 4 a 7 anos: ?Bob Esponja?, ?Caillou?, ?Chaves?, ?Os Flintstones?, ?Garfield e seus Amigos?, ?Jimmy Neutron?, ?Looney Tunes?, ?As Meninas Superpoderosas?, ?O Pequeno Urso?, ?Pica-Pau?, ?Scooby-Doo?, ?Sítio do Picapau Amarelo?, ?Tom e Jerry?, ?TV Xuxa?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui