Série narra a saga da companhia teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone

A atriz Regina Casé está entre os depoentes da série “Asdrúbal Trouxe o Trombone” (Foto: Divulgação/Curta!)

A trajetória de uma companhia de teatro narrada por seus integrantes. Esse é o mote da série "Asdrúbal Trouxe o Trombone", que leva no título o nome da trupe, cuja estreia nos palcos do Rio de Janeiro se deu em 1974. A produção chega ao Curta!, com direção e apresentação de Hamilton Vaz Pereira – também diretor da companhia retratada. Além dele, são entrevistados atores como Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, que integraram o grupo. A exibição é na Terça das Artes, dia 24 de janeiro, às 23h30.

"Perdido Para o Mundo", primeiro dos 13 episódios, contextualiza os anos anteriores ao surgimento da Asdrúbal Trouxe o Trombone, e traz depoimentos de Zé Celso Martinez Corrêa, Cacá Diegues e Caetano Veloso. A arte brasileira resistia em meio à repressão da ditadura militar, tendo que se reinventar para continuar existindo. Também era um tempo de reflexão sobre o papel que os artistas poderiam exercer naquela sociedade censurada.

Anos depois, em um curso de teatro ministrado pelo ator e diretor Sergio Britto no início dos anos 1970, Regina Casé, Hamilton Vaz Pereira e outros então aspirantes a artistas se conheceram e foram agregando amigos, vizinhos e familiares com interesses em comum, como os atores Daniel Dantas e Luiz Fernando Guimarães. Aqueles jovens perceberam suas afinidades, se uniram e começaram a produzir seus primeiros espetáculos. "Para nossa surpresa, as pessoas se divertiram muito. Ficaram muito contentes com aquele acontecimento e nós vimos que tínhamos produzido uma coisa interessante", relembra Hamilton ao falar do espetáculo de estreia da companhia, "O Inspetor Geral".

Além da exibição no Curta!, a série "Asdrúbal Trouxe o Trombone" também está disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui