Band lança novela em HD com investimento de mais de R$ 25 milhões

Com investimento de R$ 22 milhões em produção e mais de US$ 3 milhões em equipamentos, a Band estréia no dia 1º de outubro, às 20h15, ?Dance Dance Dance?, a sua primeira novela em alta definição. A data marca, aparentemente, o início da transmissão de novelas gravadas em alta definição no Brasil, já que, no mesmo dia também estréia ?Duas Caras?, a nova produção da Globo para o horário das 21h, produzida e transmitida em HD.
A novela da Band, que deve ir ao ar de segunda a sexta-feira, foi lançada nesta quarta-feira, 19, em São Paulo. Segundo o vice-presidente da emissora, Marcelo Meira, o orçamento da novela de 160 capítulos é de R$ 22 milhões (R$ 137 mil por capítulo), além de um investimento entre US$ 3 milhões e US$ 4 milhões em equipamentos ? câmeras, switcher, pós-produção e servidores.
Segundo o diretor da novela, Del Rangel, o HD tem apresentado à produção algumas dificuldades, uma vez que proporciona imagens mais ricas. ?No HD, a velocidade de produção diminui; a fotografia é mais densa; e os cenários não são mais 4:3, são 16:9?, diz Rangel. Para contornar as dificuldades, a emissora tem trabalhado com alguns profissionais experientes em cinema.
A idéia para a novela partiu da diretora geral de programação e artístico da Band, Elisabetta Zenatti, com argumento escrito pela colombiana Juana Uribe, responsável por ?Betty, a Feia?. As gravações acontecem no Quanta Estúdios, em São Paulo, onde a Band ocupa dois estúdios: um de 1,2 mil m² e outro de 600 m².
Assim como o sucesso da casa, ?Floribella?, o folhetim musical deve ganhar produtos relacionados à trama em breve. O primeiro será um CD, a ser lançado em novembro com faixas da novela. O segundo está previsto para janeiro.

Cotas abertas

A novela ainda não tem nenhuma de suas cotas de patrocínio vendidas ? são cinco cotas de rede e uma local. Segundo o diretor executivo comercial da Band, Marcelo Mainardi, há dois tipos de cota disponível: platina e ouro. A primeira custa cerca de R$ 24 milhões inclui, vinhetas de abertura e encerramento, comerciais de 30 segundos e selos de 5 segundos. A segunda cota custa cerca de R$ 13 milhões e inclui vinhetas e comerciais. Além de inserções, Mainardi diz que as ações de merchandising terão bastante espaço na novela. A expectativa é estrear com duas cotas vendidas. A Band negocia com Casas Bahia e Unilever, embora nenhuma das cotas esteja fechada até o momento.

Band digital

Nessa primeira fase de implantação do sistema digital na Band, a emissora gastou cerca de R$ 40 milhões. ?Esse investimento foi feito em sistema irradiante, unidade de novela, dois estúdios e uma unidade móvel?, diz Meira. Ele afirmou ainda que o dia 2 de dezembro, data marcada para o início das transmissões em HDTV pelas emissoras abertas da cidade de São Paulo, é um prazo curto quando se pensa não só em captação, mas no sistema de transmissão.
Segundo Meira o próximo passo da emissora em HD será o mesmo dado por outras emissoras ao redor do mundo, que é a captação e a transmissão em alta definição de conteúdos de esporte. ?As Olimpíadas de 2008 e a Fórmula Indy, por exemplo, serão totalmente em HD?, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui